A ITRA elencou três exemplos de implementação de diretrizes operacionais para organizadores de eventos de trail running em tempos de COVID-19. O evento madeirense foi um dos referidos.
A ITRA disponibilizou um guia operacional (disponível em cinco idiomas) para os organizadores de eventos em tempos de Covid-19. Os três eventos referidos seguiram as diretrizes em vigor no seu país e as recomendações da ITRA.
O primeiro evento português realizado após o período de confinamento foi o Trail Porto Da Cruz Natura. A nona edição do evento decorreu a 19 de julho de 2020, tendo incorporado os seguintes procedimentos:
- A partida foi organizada por vagas. Os atletas foram distribuídos por diferentes marcas no terreno, para garantir um bom distanciamento social;
- Antes da entrada na zona da partida, foi medida a temperatura de cada participante;
- Nos primeiros 200m do percurso, os corredores usaram máscara;
- Com exceção dos três primeiros homens e mulheres, a cerimónia de entrega de prémios foi cancelada e os prémios individuais foram entregues em local específico onde as máscaras eram obrigatórias;
- Nos pódios, as distâncias foram respeitadas.
O mesmo foi aplicado na Vodno Matka Trail, que decorreu na Macedônia do Norte, em Skopje, a 19 de julho de 2020. Os dorsais foram entregues com o uso de máscara e desinfeção sistemática das mãos.
Na partida, os participantes estavam separados por mais de um metro e usaram máscara logo no início do percurso. A temperatura de cada atleta foi medida antes da partida. A cerimónia de entrega de prémios também foi cuidadosamente preparada, tendo os atletas usado máscara.
O evento espanhol Los 3 Días Trail Ibiza teve lugar a 12 de julho de 2020. Alinharam 150 corredores, espaçados por mais de um metro, que partiram em vagas de 6 (espaçadas por 10 segundos).
Artigos relacionados:
Guilherme Lourenço e Olívia Sousa vencem Trail Porto da Cruz Natura
Nasce a marca “Machico-Madeira Trail Capital”
Fonte: ITRA
Foto: Câmara Municipal de Machico