A 9.ª edição do Ecotrail Funchal – Madeira é a sexta e última etapa do circuito Ecotrail de 2023. Agendado para 21 de outubro, o evento decorre dentro da beleza natural da ilha da Madeira, ao longo de levadas, caminhos e terminando os últimos quilómetros na marginal do Funchal, em distâncias de 80, 45, 30 e 15 quilómetros.
O EcoTrail Funchal – Madeira é um desafio único que combina a cidade, o mar e a serra. O evento é organizado pelo jornal Diário de Notícias da Madeira em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, sob o conceito de Ecotrail.
O evento inclui quatro provas competitivas:
– uma prova de 80km e um desnível positivo de 4.621m para os participantes mais exigentes;
– uma prova de 45km e 2.870m de desnível positivo para atletas que buscam aventurar-se em desafios de nível mais elevado;
– uma prova de 30 km com desnível positivo de 1.726 m para quem gosta de obstáculos de montanha;
– a prova mais curta, quase inteiramente dentro da rede urbana, com um percurso de 15km e 444m de desnível positivo para todos aqueles que gostam de superar as próprias dificuldades.
Com este leque de distâncias, o EcoTrail Funchal – Madeira vai de encontro aos diferentes graus de exigência dos participantes.
Este evento, que terá a sua 9.ª edição em outubro, oferece paisagens deslumbrantes e um certo nível de dureza, com subidas íngremes e descidas brutais, principalmente nas duas provas mais longas.
O circuito EcoTrail internacional
O EcoTrail nasceu em 2008, em Paris, “a partir de uma ideia um pouco louca de que era possível organizar uma corrida pela natureza num ambiente urbano” (Jean Charles Perrin, criador do conceito). Em 2012, o iniciou a sua expansão para outras cidades, sendo Bruxelas, capital da Europa, a primeira anfitriã.
O conceito avançaria, em 2015, para duas cidades drasticamente diferentes: Oslo (Noruega) e Funchal (Madeira, Portugal). O EcoTrail da ilha da Madeira rapidamente viria a ganhar fama de EcoTrail mais duro do mundo.
Depois, vieram Madrid em 2016 e Estocolmo e Reykjavik em 2017, aumentando novamente o número de destinos a descobrir.
Em 2018, dois novos destinos foram incorporados no circuito: Florença e Genebra. Em 2019, a Família EcoTrail chegou a três outras cidades: Wicklow na Irlanda, Chiang Mai na Tailândia e Putrajaya na Malásia. Em 2020, o conceito alargou-se ao Médio Oriente, com Alula, na Arábia Saudita.
2022 foi o ano do EcoTrail apresentar o seu segundo evento em Portugal (Porto) e de trocar Madrid por Valência, em Espanha. Portugal tornou-se, assim, o único país a receber duas provas do circuito. Este ano, foram apresentados dois novos anfitriões: Copenhaga e Varsóvia.
Fotos: João M.Faria
Artigo relacionado:
Ecotrail Funchal – Madeira regressou com alterações e conquistou os participantes