Lindos litorais, selvas intocadas, trilhos estreitos e sinuosos e pequenos vilarejos com moradores sorridentes que animam os corredores são alguns dos elementos que compõem o belo percurso do GlobalLimits São Tomé – The Hemisphere Crossing – uma prova de 6 dias e 200 km do norte ao sul e através da nação insular da África Ocidental de São Tomé e Príncipe. Para completar este desafio, os corredores devem chegar à ilha de Rolas e cruzar a linha de chegada no Equador.
As ilhas de São Tomé e Príncipe no Golfo da Guiné oferecem um vislumbre de plantações esquecidas, casas coloniais elegantemente construídas, o espetacular tubular Pico Cão Grande, a colorida beleza natural da selva e praias intocadas.
A prova é um desafio único para percorrer o arquipélago, cruzando plantações de cacau e café, testemunhando as histórias incomuns da ilha e acampando em praias paradisíacas onde cinco espécies de tartarugas marinhas ainda desovam.
Na segunda edição, que decorreu entre os dias 17 e 24 de julho, o clima esteve mais ameno que na edição anterior e foram quebrados vários recordes de percurso. Além disso, os corredores locais que nunca haviam feito uma prova de várias etapas, terminaram todos com os rostos sorridentes.
As etapas (200 km – 6 etapas +6.000m / – 6.000m)
18 de Julho: Agostinho Neto a Monte Café (36 km)
19 de Julho: Monte Café a Bombaim (31 km)
20 de Julho: Bombaim a Água-Izé (29 km)
21 de Julho: Água-Izé a Ribeira Peixe [Praia Grande] (59 km)
22 de Julho: Ribeira Peixe a Praia Piscina (28 km)
23 de Julho: Praia Piscina a Ilhéu das Rolas (16,5 km)
Os vencedores
Os resultados finais foram: Samuel Castela (Portugal) foi o grande vencedor na categoria masculina e Benjamin Rodgers (Reino Unido) conquistou o segundo lugar. Guillaume Taufflieb (França) foi terceiro, tendo batido o seu recorde do ano anterior em 50 minutos.
No sector feminino, Filipa Castela (Portugal) venceu, batendo o recorde de percurso em várias etapas. Carolina Silva (Portugal) conquistou o segundo lugar com um ritmo impressionante, tendo liderado nas primeiras etapas. Teresa Lam (Hong Kong) foi a terceira.Carolina Silva, 29 anos, praticou patinagem artística durante 23 anos e há 3 anos que faz corridas de obstáculos. De forma a melhor a sua performance, começou a realizar provas de estrada e de trail. Apesar de ser bastante recente neste mundo da corrida, já conquistou alguns resultados de relevo. Esta foi a sua maior aventura, onde liderou a classificação feminina durante 3 estapas, na qual contou com o apoio da Trail-Running.pt e da marca portuguesa Fyke.
Todas as classificações.A próxima edição
A 3ª edição do evento decorrerá entre os dias 17 e 26 de fevereiro de 2022 e já estão abertas as inscrições.
Fotos: DR