Québec Mega Trail com sotaque português

Autor: Redação    Data: 8-07-2024
Publicado na categoria: Eventos

No fim de semana de 5 a 7 de julho, o Quebec Mega Trail (QMT) voltou a transformar a região de Charlevoix e do Mont-Sainte-Anne numa meca para os entusiastas do trail running. Luís Fernandes e Fátima Buchas destacaram-se entre os milhares de atletas presentes.

Agora no seu 12.º ano, o Quebec Mega Trail consolidou a sua reputação como o maior evento de trail running do Canadá e um dos maiores da América do Norte. A edição deste ano foi a maior de sempre, reunindo mais de 3.500 participantes provenientes de 18 países diferentes.

O evento tem crescido continuamente, graças ao seu foco no autêntico trail running, às atividades que podem ser realizadas por toda a família e a uma atmosfera comunitária acolhedora e de apoio. A cada edição, o QMT reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão, tornando-se um evento de referência no calendário de trail running.

Diversidade de Provas

O QMT 2024 apresentou uma variedade de provas que vão de encontro a todo o tipo de corredores:

  • QMT 100 Miles: A prova principal desafia os corredores a percorrerem 160 quilómetros de terreno acidentado, com mudanças significativas de altitude e trilhos técnicos.
  • QMT 110K: Uma corrida igualmente exigente que testa a resistência dos atletas ao longo de 110 quilómetros.
  • QMT 80K, 50K, 25K, 15K, e 6K: Distâncias variadas que permitem a participação de um público mais amplo, cada uma com seus próprios desafios e vistas deslumbrantes.
  • Corrida Infantil de 1K: Uma prova especial para crianças, incentivando os mais jovens a se envolverem e a experimentarem a emoção do trail running.

Este ano, a prova mais longa – as 100 milhas do QMT – passou a fazer parte do World Trail Majors, um circuito de 10 provas independentes de ultra-distância ao redor do mundo. Este circuito, organizado no outono passado, visa criar uma abordagem diversa, respeitosa, sustentável e independente para corridas de trail e ultra-distância.

Luís Fernandes fecha o top 5 da prova rainha

Esta foi a oitava etapa do Gran Canaria World Trail Majors. Um percurso de 160 quilómetros (100 milhas) com 6.500 metros de desnível positivo e 6.260 de desnível negativo, ligando Charlevoix a Mont-Sainte-Anne, passando por florestas densas, atravessando rios e terminando no icónico monte que serve como centro de desportos ao ar livre durante todo o ano. Durante a prova, as temperaturas foram variáveis, mas não muito frias durante a noite, com temperatura máxima durante o dia de 26 ºC e mínima à noite de 17 ºC durante o fim de semana. No entanto, a chuva e o vento tornaram a prova mais desafiadora para alguns, especialmente durante a noite.

Jean-François Cauchon (Canadá, Norda/Cièle) cruzou a linha de meta com um tempo de 19:01:28, batendo o recorde do percurso em mais de meia hora. Em segundo lugar, 31 minutos depois, chegou Ferdinand-Clovis Airault (França, T8), que também quebrou o recorde, e Sangé Sherpa (Nepal, Kailas) fechou o pódio com o tempo de 20:23:42. Houve uma diferença significativa até Robin Coinus (França), seguido por Luís Fernandes (Portugal, Madeira Ocean & Trails) e pelos locais Paul Chisholm, Marc-Antoine Forand, Hugo Paradis, Antoine Barrette e Victor Cameron, fechando o top 10.

Na disputa feminina, Anne Champagne completou a prova em 24:28:27, estabelecendo um novo recorde do percurso e ganhando 1.500 pontos para a classificação geral do Gran Canaria World Trail Majors. Provavelmente, foi sua melhor performance até hoje.Kelsey Hogan terminou com 24:58:34, ficando em segundo lugar, e Mélina Dubois-Verret foi terceira com 27:01:36. O top 5 foi completamente canadiano, com Myléne Sansoucy e Melissa Ahier completando a prova em 28:57 e 31:05, respetivamente.

Fátima Buchas conquista brilhante 3.º lugar na prova de 110 quilómetros

Desde as margens do majestoso rio St. Lawrence até às duas montanhas mais visitadas na Capital Nacional, o QMT 110 está entre os percursos de ultra-trail mais desafiadores do Canadá. são 110 quilómetros com 4.580 metros de desnível positivo e 4.400 de desnível negativo, atravessando o mítico Sentier des Caps e o selvagem Mestachibo Trail em direção às Cataratas Jean-Larose. É verdadeiramente um dos percursos mais selvagens e bonitos do Canadá.

A competição pelo pódio feminino foi renhida, tendo a canadiana Dania Belisle conquistado o lugar mais alto, com o tempo de 16:03:29. Samantha Stimac (EUA) foi segunda classificada, registando o tempo de 16:05:40. A portuguesa Fátima Buchas fechou o pódio, cruzando a meta com o tempo de 16:19:00.

Na disputa masculina, o pódio foi totalmente canadiano. David Savard-Gagnon venceu com a marca de 12:29:23. Seguiram-se Benoit Gaillard  e Matthieu Saliou com os tempos de 13:08:29 e 13:17:48, respetivamente.

Todos os resultados em: https://ultratrailcanada.com/en/infos/results/?mc_cid=ef7a2e0ec1&mc_eid=3615e7ec64

Fotos: Quebec Mega Trail / Gran Canaria World Trail Majors

X