8.ª edição da Triangle Adventure by Azores Trail Run com recorde de atletas

Autor: Redação    Data: 24-10-2022
Publicado na categoria: Eventos

A natureza dos Açores tem tanto de bela como de caprichosa; é capaz de, ao mesmo tempo, deslumbrar e desafiar. Esse é um dos atributos que fazem desta região um destino de excelência para a prática do trail. Mas, já dizia a canção, todas as rosas têm os seus espinhos. Na oitava edição da Triangle Adventure by Azores Trail Run®, a natureza quis mostrar o seu lado mais agreste e desafiar os atletas.

Com cerca de 160 participantes de 17 nacionalidades inscritos na prova, as dores de cabeça começaram ainda antes do evento. Voos cancelados devido ao mau tempo e atletas com os nervos em franja a tentar chegar à linha de partida. A maioria conseguiu, apesar de, no caso de alguns, sem equipamento. Valeu a camaradagem bem presente neste desporto, que transformou o secretariado da prova num vestiário gigante, com os atletas locais a disponibilizarem equipamento para que todos pudessem fazer a prova.

Na sexta-feira, dia 21, a comitiva rumou ao Pico para os 27 km da etapa “Da Vinha à Montanha”, que, tal como o nome indica, parte junto ao mar, cruzando a paisagem da Cultura da Vinha – classificada como património mundial pela UNESCO, e leva os atletas até ao ponto mais alto de Portugal. Os mais rápidos conseguiram subir ao Pico, todavia, com a rápida degradação das condições meteorológicas, a organização viu-se obrigada a suspender a subida.
Nesse mesmo dia, chegava a notícia que ninguém queria ouvir: o cancelamento da etapa de São Jorge, devido à forte ondulação do quadrante norte, com ondas de 5 metros de altura, que fez com que a transportadora marítima cancelasse a ligação de barco.

Com um dia de pausa, os atletas apresentaram-se no domingo mais revigorados e prontos para a etapa do Faial, “Trail dos Vulcões”, que, tal, como o nome indica, percorre uma das zonas mais emblemáticas da ilha, cruzando muitos dos seus vulcões, num percurso circular com partida e chegada na paisagem lunar do Vulcão dos Capelinhos.

A chuva da manhã deu lugar a algum vento, que, a par da nebulosidade na zona alta da ilha, exigiu o máximo dos atletas, dos voluntários e da organização. Ainda assim, foram 114 os atletas a arrecadar a tão ambicionada e merecida medalha “finisher”, nesta edição que fica para a história como uma das mais desafiantes de sempre.
Resultados da geral, nas 3 etapas:
Virgílio Gomes, da equipa CPA Trail Team (06h32)
Fernando Santos, Vikings Trail running / CCR Acabideche (06h52)
Paulo Castro, Clube EFACEC (06h55)

Geral Feminina, nas 3 etapas:
Ercília Machado, (07h28)
Kristina Kucar, da Eslovénia, (07h33)
Rebeca Branco, da equipa Trail do Texugo, (07h50)

Fotos: Pedro Silva

X