Armando Teixeira subiu e desceu dez vezes o KM Vertical de Alvoco da Serra à Torre

Autor: Redação    Data: 3-05-2021
Publicado na categoria: Eventos

O Armando Teixeira dedicou 24 horas a subir e descer o KM Vertical de Alvoco da Serra à Torre. Desafio teve como meta a reflorestação das encostas ardidas em 2005 de Alvoco da Serra.

Do Alvoco da Serra à Torre, na Serra da Estrela há um trilho mítico que em 3.700 metros sobe 1 km vertical. O Armando Teixeira dedicou 24 horas a subir e descer este km vertical para estabelecer a distância mais rápida conhecida do percurso, em 24 horas.

O desafio “Vertical Sense Ride 4 Challenge / 24 Horas” decorreu entre as 16 horas de 1 de maio, sábado, e as 16 horas de 2 de maio, domingo. O Armando Teixeira rodeou-se de amigos que o ajudaram a ultrapassar a noite fria da Serra da Estrela. 

Os incêndios na Serra da Estrela agravaram a erosão, a redução da fertilidade e a capacidade de retenção da água da chuva — o que afeta a quantidade e qualidade dos recursos hídricos com enorme impacto no ecossistema.

Este evento contribuiu para a reflorestação, apelando à compra de árvores que serão plantadas pelo Movimento Estrela Viva, um movimento de cidadãos locais. Em outubro— época de plantação – serão plantadas 184 árvores de espécies autóctones (carvalhos, castanheiros e medronheiros).

Armando Teixeira é um dos mais destacados atletas de trail nacionais de sempre. Internacional nas grandes competições desportivas da modalidade, onde se posicionou no top 20 mundial. Aos 44 anos formou-se em Ciências do Desporto e hoje dedica-se também à investigação e ao treino de atletas de trail.

Criador do Estrela Grande Trail, prova do circuito nacional que percorre o grande maciço da Serra da Estrela desde 2015, Armando Teixeira tem promovido a prática deste desporto na Serra da Estrela desde há mais de 15 anos. Dinamizou, criou e promoveu eventos que atraíram milhares de pessoas à Serra da Estrela, contribuindo para criar valor e uma perceção para este Parque Natural enquanto destino de excelência do desporto em natureza — ao longo de todo o ano.

Este evento foi uma co-produção da Junta de Freguesia do Alvoco da Serra com a Salomon, contando com o apoio de entidades oficiais e locais do Parque Natural da Serra da Estrela. Autorizado pelo Instituto Nacional de Conservação da Natureza, com a participação da Guarda Nacional Republicana de Montanha e com apoio logístico, segurança médica e de montanha, o desafio teve acompanhamento no site oficial.

Foto: Paulo Nunes

X