Estrada Nacional 2 (N2) comemora 76 anos

Autor: Redação    Data: 11-05-2021
Publicado na categoria: Notícias

Hoje, 11 de maio, a Estrada Nacional 2 (N2) comemora  76 anos. Depois de décadas em que perdeu relevância, a nossa mais mítica estrada tornou-se agora num fenómeno mediático.

A N2 é a mais extensa estrada portuguesa, somando 739,26 quilómetros, e a única na Europa que atravessa um país em toda a sua longitude (há apenas mais duas no mundo: Route 66, nos EUA, e Ruta 40, na Argentina). Estende-se de Norte a Sul, ligando a cidade de Chaves, em Trás-os-Montes, à cidade de Faro, no Algarve.

Instituída a 11 de maio de 1945 no Plano Rodoviário pelo decreto-lei n.º 34593, a N2 tem a presença das construções da arquitetura filipina, remetendo o início da sua história para séculos passados, onde fora criada para servir centralmente o reino português, intitulando-se de Estrada Real.Ao longo do seu traçado passa por 35 concelhos (Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Lamego, Castro Daire, São Pedro do Sul, Viseu, Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Penacova, Vila Nova de Poiares, Lousã, Góis, Pedrogão Grande, Sertã, Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, Ponte de Sor, Avis, Mora, Coruche, Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo, Alcácer do Sal, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, Loulé, São Brás de Alportel e Faro), denominados como concelhos de interior.

Apesar do declínio demográfico dos últimos anos no “interior”, esta Rota abrange uma vizinhança populacional de 689.079 habitantes, tem pontes sobre 11 rios e percorre 11 serras. Repleta de misticismo, de património material e imaterial e por caraterísticas singulares, a Rota da Estrada Nacional 2 é a maneira mais pura de conhecer Portugal, a sua diversidade, cultura, paisagem, demografia, gastronomia e património, reconhecidos mundialmente.

Uma fonte de inspiração para aventureiros

A estrada mais mítica do País tem sido “palco” de muitas aventuras a correr, de bicicleta ou a caminhar. Miguel Lopes, de 40 anos, embaixador da Decathlon desde 2014 e, desde 2020, embaixador da marca Evadict,  foi um dos que não resistiu ao apelo da nossa N2.

Miguel Lopes, amante das provas de longas distâncias e de grandes desafios, vai correr ao longo da Estrada Nacional 2 e tentar algo inédito em Portugal: percorrer os 738 quilómetros num espaço de sete a nove dias em modo ‘non-stop’.

O desafio, que também terá cariz solidário, começa dia 5 de junho às zero horas, em Chaves, no ‘quilómetro zero’ e termina em Faro. O objetivo do atleta é completar o percurso no máximo, em 9 dias.

Foto: C.M. Chaves
Fontes: rotan2.pt e Mais Semanário

 

X