Fyke vai “vestir” o Ultra Sanabria Caja Rural 2021

Autor: Redação    Data: 8-05-2021
Publicado na categoria: Eventos

O Ultra Sanabria Caja Rural, evento de trail running por etapas, segue rumo à sua quinta edição. Entre as novidades do evento está o acordo alcançado com a Fyke, marca internacional de vestuário desportivo portuguesa.

O evento zamorano, que terá lugar de 12 a 17 de outubro, já ultrapassou 80% das inscrições, estando agora a organização focada no desenvolvimento de um evento de excelência para todos os participantes. Entre as novidades desta edição, destaca-se a parceria firmada com a Fyke, marca portuguesa de vestuário desportivo.

A Fyke, que tal como o Ultra Sanabria é relativamente jovem e defende “lazer, turismo e desporto sustentável”, está empenhada em unir o seu percurso a “uma prova que materialize os nossos valores”, afirma Joaquim Anjos, CEO da marca sediada em Santo Tirso.

A Fyke vai vestir a prova mais portuguesa de Espanha, com uma quota de quase 35% de participantes portugueses em 2019, e que em 2020, apesar da pandemia, teve quase 15% apesar das restrições de mobilidade e da situação causada pela pandemia de covid-19.

O Ultra Sanabria optou pela empresa portuguesa “pelo carácter hispano-português” do evento e “pelos laços históricos entre Zamora e Portugal”, bem como pela política de produção da Fyke. A empresa de Santo Tirso pretende diferenciar-se das demais empresas do sector ao reduzir os 8% das emissões globais de carbono ligadas aos fabricantes de vestuário.

Todos os atletas do Ultra Sanabria Caja Rural 2021 encontrarão um artigo da Fyke no seu kit de atleta, assim como os voluntários e organizadores serão vestidos pela marca portuguesa.

O evento

O evento zamorano decorrerá de 12 a 17 de outubro, e para participar será necessário fazer a inscrição no site www.ultrasanabria.es.

Entre as novidades do evento, que conta com o patrocínio do Conselho Provincial de Zamora, está a recuperação do formato Glaciar, uma prova que vai alargar os dias de competição a seis etapas. Este circuito, que terá início no dia 12 e terminará com o resto do Ultra no domingo, 17 de outubro, levará o evento a três novos municípios da região de Sanabria: Porto de Sanabria, Lubián e Hermisende.

“É uma modalidade exigente, com um número limitado de dorsais e que fará com que a Alta Sanabria seja conhecida por todos os corredores que nos acompanham edição após edição”, afirma o diretor do evento, Antonio del Pozo.

Glaciar, com quase 200 quilómetros entre as seis etapas, revelará os seus novos percursos “nas próximas semanas”, e poderá ser realizada a solo ou em duplas. É justamente essa característica – a de correr acompanhado – outra das novidades da quinta edição. O Ultra Sanabria Caja Rural abrirá todas as suas modalidades em etapas para duplas, sejam homens, mulheres ou mistos.

Desta forma, o evento de Zamora terá mais uma vez a modalidade Ultra (ULSA) de 110 quilómetros e mais de 6.000 metros de desnível; a Gran Trail (GTSA), com 64 quilómetros de extensão; e a Maratón (MASA), com 42 quilómetros de extensão.

Todas as distâncias serão distribuídas em três dias, de sexta a domingo, às quais acrescem duas modalidades individuais, Gran Premio Caja Rural -no sábado-; e o Gran Premio Diputacón de Zamora -no domingo-.

Experiência Anticovid

O Ultra Sanabria Caja Rural realizou a sua edição em 2020, com o aval das instituições competentes. O rígido protocolo anticovid permitiu que o evento decorresse sem problemas, garantindo a segurança dos seus participantes e dos moradores das cidades que sediaram o evento.

O plano de saúde será ampliado novamente em 2021, o que implica um investimento “significativo” para a organização. “Temos a experiência do ano passado e é uma vantagem muito importante. A equipa de trabalho sabe como deve atuar, os voluntários receberam formação, temos tudo digitalizado … E temos a certeza de que continuamos a melhorar as coisas ”, afirma Del Pozo.

A Fyke

A Fyke é uma nova marca de vestuário focada no desenvolvimento de produtos premium para actividades desportivas. Fundada em 2019, no norte de Portugal, uma área conhecida por ser um dos principais clusters têxteis da Europa, onde os últimos desenvolvimentos e inovações são testados e implementados pelas melhores marcas do mundo, a Fyke desenvolve equipamentos para todos os desportos, incluindo triatlo e corrida em montanha.

A criação da empresa foi assente nos princípios de produção sustentável, qualidade e responsabilidade. Alguns estudos mostraram que os fabricantes de vestuário contribuem com até 8% das emissões globais de carbono. A indústria do vestuário é, por vezes, também associada a más condições laborais e exposição a químicos. A Fyke pretende destacar-se através do seu forte compromisso com práticas éticas, sustentáveis ​​e ecológicas.

Os produtos Fyke são de alta qualidade e são especialmente projectados para oferecerem altos níveis de conforto, durante todo o tempo em que são utilizadas. A qualidade e o design potenciam o desempenho e também aumentam a vida útil do produto. A marca entende que o mundo tem recursos limitados e que os clientes valorizam um equipamento que dure mais e por muitos quilómetros.

Com um catálogo inicial de aproximadamente 10 produtos, a marca foi alargando a sua gama de produtos, onde se incluem tiras de cabeça, palas, bonés, tubulares, manguitos, punhos, perneiras, meias curtas, médias, longas e t-shirts técnicas.

Os artigos da Fyke incluem, entre outras, mais-valias como a compressão inteligente, o controle de odores e o cuidado e protecção natural da pele com Aloe Vera.

Tendo inicialmente apenas o online como canal de venda, a marca marca agora presença em lojas e eventos de referência.

Foto: DR

 

X