A 2ª edição do UTG – Ultra Trilhos da Gardunha aproxima-se e será já no próximo dia 4 de maio, em Louriçal do Campo, Castelo Branco.
O UTG – Ultra Trilhos da Gardunha é o primeiro grande evento de Trail Running organizado no concelho de Castelo Branco e a decorrer na Serra da Gardunha, onde pretende aliar a prática de exercício físico à natureza, podendo os atletas usufruir de um espaço único, apelidado de “O Coração da Beira Baixa”. Caminhos romanos, levadas, azenhas, cascatas, açudes e nascentes de rios são alguns exemplos que belezas naturais que os participantes podem encontrar nos trilhos da Serra da Gardunha.
O UTG conta com 4 provas com graus de dificuldade distintos: Ultra trilhos de 50m km com 3000m D+, trilhos de 22km 1200 D+, Mini trilhos de 13km 600 D+ e uma caminhada de 11km.

Nesta 2ª edição, as linhas orientadoras mantêm-se as mesmas, havendo apenas pequenas alterações ao nível do local da arena do evento e pequenos ajustes de percurso. Como afirma Miguel Baptista, director do evento, estas pequenas alterações no percurso tornam este mais bonito e atractivo, havendo o incremento de alguns trilhos com muitas cascatas e açudes.
A organização tem feito um enorme trabalho de limpeza de trilhos, mais de 25km de single tracks foram limpos ou abertos em toda a serra e preservados outros troços.
Este ano, a organização disponibilizou 2 tipos de refeições para os participantes, vegetariano e carne.
No dia anterior ao evento, 3 de maio, no Forum Castelo Branco será o secretariado para levantamento de dorsais e haverá uma palestra onde se abordará o Trail em Portugal e a sua evolução.
No mesmo fim-de-semana, e em simultâneo com o UTG, decorrerá o evento Rota da Gardunha, que no mesmo dia disponibilizará um conjunto de actividades lúdicas e barraquinhas de demonstração e venda de produtos regionais.
As inscrições ainda se encontram abertas, e fecham no próximo dia 19 de abril. A Trail-Running,pt é parceiro oficial do evento desde a sua primeira edição.