Oh Meu Deus levou mais de 600 atletas a Seia

Autor: Redação    Data: 20-06-2021
Publicado na categoria: Eventos

Entre 11 e 13 de Junho mais de 600 praticantes de trail running desafiaram os seus limites na montanha mais alta de Portugal continental. Na distância mais longa, os grandes vencedores foram Luís Oliveira e Margarita Alcaide, sendo esta a única mulher a completar a exigente prova.

O Oh Meu Deus (OMD) Ultra Trail Serra da Estrela é um evento precursor em longas distâncias de trail running em Portugal Continental, sendo o primeiro com 100km e 100 milhas. Em 2018 passou a ter mais uma distância emblemática denominada OMD200 (160+40), sendo aclamado “Viriato” o atleta que percorrer esta distância dentro das 44horas.

A originalidade do nome significa, também, as dificuldades que irão encontrar ao longo do percurso. Um percurso extenso e de grande desnível. Juntando um sem número de dificuldades, inerentes ao esforço prolongado, à altitude, às amplitudes térmicas e temos um desafio incrível.

A décima edição do OMD apresentou quatro distâncias competitivas e incluiu fantásticos trajetos pelas paisagens do Parque Natural da Serra da Estrela.
Luís Oliveira e Margarita Alcaide vencem as 100 milhas

Luís Oliveira, 46 anos, guarda prisional, foi o grande vencedor da prova rainha. O atleta da Viseu Trail completou os 160k em 24 horas, 47 minutos e 2 segundos. Lino Luz, que completou os 40km adicionais, sagrando-se “Viriato”, conquistou segundo lugar. Carlos Cardoso completou o pódio.

No sector feminino não houve lugar a disputa. Margarida Alcaide, atleta espanhola, foi a única “guerreira” a percorrer a distância mais longa, cruzando a meta após 35 horas, 27 minutos e 41 segundos.

Bruno Figueiredo  e Cristiana Ferreira mais velozes nos 100km

Bruno Figueiredo (Viseu Running Team) venceu com a marca de 13 horas, 15 minutos e 58 segundos. Na disputa feminina, Cristiana Ferreira (Running Espinho) completou os 100 quilómetros em 15 horas, 15 minutos e 34 segundos, sendo 7ª. classificada na geral, deixando a segunda mulher a quase 2 horas.

Daniel Soares, com a marca de 4 horas, 50 minutos e 24 segundos foi o mais rápido nos 50 quilómetros. Vera Rocha completou o percurso em 6 horas, 23 minutos e 44 segundos.

Na OMD20, a prova mais pequena, Ricardo Crespo e Beatriz Alves foram os grandes vencedores, com os tempos de 2 horas, 18 minutos, 49 segundos e 2 horas, 39 minutos, 13 segundos, respectivamente.

O evento OMD é organizado pela empresa Horizontes e tem como promotores o município de Seia e a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

Todas as classificações em: meutempo.pt/prova/classificacoes?OhMeuDeus2021

Foto: Paulo Nunes; Agnelo Guelhas

X