Porto Santo Nature Trail levou cerca de 400 atletas à “ilha dourada”

Autor: Redação    Data: 3-06-2021
Publicado na categoria: Eventos

O Porto Santo Nature Trail decorreu nos dias 29 e 30 de Maio, após 2 adiamentos provocados pela crise sanitária global.  O evento organizado pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira levou cerca de 400 atletas à “ilha dourada”. O evento foi palco do Campeonato Regional de Trail Ultra.

O evento organizado pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM), em parceria com a Câmara Municipal do Porto Santo, integrou três provas pontuáveis para o ranking do circuito trail Madeira, época 2020/21:

• Porto Santo Nature Trail (PSNT) – 45,70 km e 2.060 metros de desnível positivo (formato circular);

• Trail do Porto Santo (TPS) – 22,70 km e 1.200 metros de desnível positivo (formato linear);

• Mini Trail do Porto Santo (MTPS) – 8 km e 300 metros de desnível positivo (formato linear).

Houve ainda uma prova-extra, para os mais novos, o Kids Trail do Porto Santo entre 1 km e 3 km (formato circular).

A nona edição do evento contemplou, pela primeira vez,  a volta completa ao Porto Santo, com o Pico Branco a integrar o percurso da prova. A prova principal, que foi também Campeonato Regional de Trail Ultra, conferiu entrada directa no Campeonato Nacional de Trail Ultra, a acontecer em Julho no Porto da Cruz, aos 50 primeiros classificados masculinos e femininos.Lúcia Franco e Américo Caldeira sagraram-se campeões regionais de Trail Ultra

Lúcia Franco (AD Galomar) e Américo Caldeira (CDC Porto Moniz) foram os vencedores da prova principal –  a ultra Porto Santo Nature Trail (PSNT) – 45,70 km -, conquistando assim também os títulos de campeões regionais de Trail Ultra.

Lúcia Franco cruzou a meta com o tempo de 5:51:53, seguida de Lovisa Clevehorn (CD Escola Santana), com o cronómetro a marcar 5:58:00. Cátia Fiqueli (CDC Porto Moniz) completou o pódio, com o tempo de 6:11:15.

Américo Caldeira venceu com o registo de 4:36:24. Francisco Freitas (ACD Jardim da Serra) e Ricardo Gouveia (CDC Porto Moniz) asseguraram os outros dois lugares do pódio, com os tempos de 4:39:47  e 4:42:37, respectivamente.

Luísa Freitas e Filipe Ferreira mais velozes nos 22 quilómetros

Na prova intermédia, Luísa Freitas (CD Escola Santana) venceu, após 2:41:09 de prova. No sector masculino, Filipe Ferreira (Clube Aventura da Madeira) foi o mais rápido, vencendo com a marca de 2:09:50.

Anna Afonso e Leandro Soares vencem os 8 quilómetros

Na prova mais curta do evento, Anna Afonso (GR Cruzado Canicense) foi a mais veloz, com o tempo de 51;53. Na disputa masculina, Leandro Soares (ACD Jardim da Serra) venceu, com o tempo de 40: 19.Todas as classificações disponíveis em:

45K atletismodamadeira.pt/wp-content/uploads/2021/05/Results_45km_Ultra.pdf
22K atletismodamadeira.pt/wp-content/uploads/2021/05/Results_22km_Longo-1.pdf 
8K atletismodamadeira.pt/wp-content/uploads/2021/03/Results_8km-2.pdf 
Kids Trail atletismodamadeira.pt/wp-content/uploads/2021/03/Results_Kids.pdf 

As provas foram exigentes e contrariaram a noção que muitos têm relativamente ao perfil (supostamente) plano da ilha. A organização fez questão de demonstrar que o Porto Santo tem potencial para o trail-running e incluiu os picos mais emblemáticos nos percursos.

Os percursos permitiram usufruir de paisagens surpreendentes que incluem os vestígios das antigas fazendas, os espinhosos tabaibos, as escarpas, os miradouros virados para o oceano azul e muito mais.

Fotos: Fábio Brito/CMPS

X