A Serra d’Arga, situada no coração do Alto Minho, dividida pelos concelhos de Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, é um tesouro natural de riqueza e potencial desportivo incomparáveis. O cenário que se desenrola perante os nossos olhos é de uma beleza singular e exuberante, com vastos e agrestes topos, onde majestosos maciços graníticos dominam a paisagem.
No entanto, é na diversidade dos seus valores naturais que a Serra d’Arga verdadeiramente se destaca. A uma altitude elevada podemos encontrar áreas de pastagem, onde convivem várias espécies animais, desde cabras e vacas, que se alimentam destas generosas pastagens, até aos garranos, que povoam o ambiente com a sua presença majestosa.
O ponto mais alto encontra-se a 825 metros de altitude, no Alto do Espinheiro. Bem no alto da Serra d’Arga situa-se também o Santuário de Nossa Senhora do Minho, local onde se realiza uma das mais afamadas romarias da região.
Descendo pelas encostas da Serra d’Arga, deparamo-nos com encantadoras aldeias que emergem em transição para o xisto, testemunhas vivas de uma história antiga e tradicional. Neste cenário bucólico, campos de cultivo, lameiros e bosques naturais ganham vida, entrecruzados por linhas de água.
A Serra d’Arga oferece ainda um conjunto de cascatas e lagoas de águas cristalinas. A freguesia de São Lourenço da Montaria é uma das principais portas de entrada para as explorar.
Uma das vantagens de praticar Trail Running na Serra d’Arga é a sua acessibilidade relativamente fácil. A região está bem servida de acessos e infraestruturas para receber os amantes desta modalidade desportiva. Existem diversos pontos de partida e estacionamento que permitem aos corredores escolherem o trilho mais adequado às suas preferências e nível de experiência.
a serra tem condições únicas para a prática da modalidade – Carlos Sá
O principal dinamizador do potencial deste território é Carlos Sá, reconhecido ultramaratonista português, que organiza o GTSA – Grande Trail Serra d’Arga. O evento, que este ano comemora a sua 12.ª edição, atrai anualmente mais de 2 milhares de participantes nacionais e estrangeiros, que se desafiam nas várias provas competitivas e na caminhada. As subidas íngremes, as descidas técnicas, as refrescantes cascatas, o ambiente e cenário únicos, não deixam ninguém indiferente.
Se ainda não se inscreveu, ainda vai a tempo. O evento tem lugar nos dias 29 de setembro a 1 de outubro. Em carlossanatureevents.com encontra toda a informação sobre o GTSA.
Onde ficar:
Em plena encosta da Serra d’Arga, na pitoresca aldeia que lhe dá o nome, ergue-se bem no alto o Cerquido Village & SPA. Um conjunto de casas onde o mundo antigo se cruza com o contemporâneo. Uma pequena piscina interior de água aquecida e um jacuzzi com vista panorâmica sobre o Vale do Lima complementam o alojamento.
O exterior apresenta uma piscina, sofás, espreguiçadeiras e um varandim transparente, para que nada quebre o idílico horizonte verdejante.
No website cerquidovillage.com encontra mais informação sobre este alojamento.
Fotos: Susana Luzir (1;2); CV(3)