“Trabalho todos os dias, semanas, meses, com a ambição de melhorar sempre” – Hélio Fumo

Autor: Gestor de eventos    Data: 12-07-2021
Publicado na categoria: Entrevista

Nascido em Moçambique, veio viver para Portugal com 11 anos e começou a praticar atletismo aos 14. Licenciado em psicologia, Hélio Fumo iniciou o seu percurso como atleta profissional de trail running em 2016. Melhor português no Mundial de 2019, atleta da Compressport internacional e mais recentemente da marca italiana Scarpa, Hélio Fumo tem um palmarés invejável. Ao longo da entrevista ficamos a conhecer um pouco do seu trajeto, bem como os seus objetivos a curto e a longo prazo.

Hélio, a tua passagem pelos Trilhos do Pastor concedeu-te o título de campeão nacional de trail. Como descreves esse momento?
No meio de tanta incerteza desportiva criada pela pandemia, foi muito bom ter tido a oportunidade de correr com os melhores atletas nacionais e ter conseguido sagrar-me campeão nacional numa competição tão disputada. Fiquei muito feliz pois demonstra que o trabalho compensa.

Durante a pandemia foste afetado por falta de motivação para treinar? Qual foi o maior desafio que a situação atual te trouxe?
Por acaso, durante a pandemia, tive a oportunidade de poder treinar mais e melhor. Nunca tive falta de motivação para treinar, fui trabalhando outras valências que por vezes o tempo não permite. O maior desafio que a situação atual trouxe, no meu caso, foi a incerteza competitiva. Felizmente foi possível retomar a competição e há que agradecer à ATRP e aos organizadores o trabalho desenvolvido para o regresso da competição.

Relativamente ao Mundial de trail running na Tailândia, de que forma te tens preparado?
Neste momento estou numa fase de preparação geral, onde incluo muito trabalho de ginásio. Em termos de treinos de corrida procuro locais com níveis de muita humidade, na esperança de mitigar os efeitos que vamos encontrar na Tailândia.

Depois do top 10 no Mundial dos Abutres em 2019, acreditas que podes repetir ou até melhorar o feito?
Trabalho todos os dias, semanas, meses, com a ambição de melhorar sempre. Acredito que, se estiver num bom dia e se conseguir reunir as melhores condições, posso lutar para repetir ou melhorar o Top 10.

É um prazer para Scarpa e para o nosso novo projecto de Trail Running incluir a “estrela portuguesa” Hélio Fumo. Hélio é um corredor profissional experiente que já mostrou o seu potencial em grandes provas como o campeonato Mundial de Trail Running em Portugal, há 2 anos nos Trilhos dos Abuitres, onde terminou entre os dez primeiros. Os valores de Hélio refletem o que a SCARPA mais procura nos seus atletas. Ele é um verdadeiro amante da montanha e estamos orgulhosos de apoiá-lo ao longo das suas temporadas com os nossos produtos, acreditado que alcançaremos picos incríveis juntos!” – Marco de Gasperi

Achas que a seleção portuguesa pode surpreender no Mundial?
Nos últimos anos a nossa seleção tem crescido bastante e acredito que temos tudo para surpreender no Mundial. Tem existido um investimento grande na modalidade, com o intuito de reforçar a competitividade e criar melhores condições para promover a excelência. Acredito que todos os atletas que estiverem presentes vão dar o melhor de si pelo nosso País. Se estivermos todos num dia “sim”, o céu é o limite.

Quais são os teus objetivos a curto e longo prazo?
O objetivo a curto prazo passa por manter o nível competitivo a nível nacional e internacional. Gosto de competir com os melhores e vou procurar continuar a fazê-lo.
A longo prazo o meu objetivo pessoal é colocar a minha experiência e conhecimento em benefício da modalidade e dos seus praticantes, seja através de causas sociais ou de projetos pessoais criadores de valor para todas as partes.

Como é ser atleta de uma marca como a Compressport?
Eu tenho o privilégio de fazer parte de uma grande família, que é a família Compressport. Mais do que uma marca, é uma família com princípios e valores, que ama o desporto, a natureza e a montanha, procurando dar o melhor de si para ajudar os outros. Todos os dias trabalhamos em conjunto para criar produtos inovadores, que ajudem os atletas e amantes do desporto na concretização dos seus sonhos e objetivos.

Foto: DR; Pau Aguilera (capa)

X