Transgrancanaria: Mariana Machado em quarto lugar na Advanced 65K

Autor: Redação    Data: 8-03-2021
Publicado na categoria: Eventos

Mariana Machado conquistou o quarto lugar da classificação geral feminina na Advanced 65K, prova integrante da 22ª. edição da Transgrancanaria HG.

A atleta da EDV-Viana Trail completou o percurso de 65 quilómetros e 2.566  metros de desnível de positivo em 7h03m56. A francesa Maryline Nakache, uma das favoritas nas mulheres, repetiu o triunfo de 2020, desta vez com a marca de 06h32m34.  A eslovena Martin Potrc (06h40n54) foi o segunda e a belga Dominique van Mechgelen (06h47m43), a terceira.

David Prades foi o mais veloz, com um tempo de chegada de 05h47m12 horas. Rodrigo Monasor e Alberto Peláez conquistaram o segundo e o terceiro lugares por apenas um segundo de distância, a favor do primeiro dos dois. Este foi um pódio inteiramente espanhol.

A francesa Maryline Nakache, uma das favoritas nas mulheres, repetiu o triunfo de 2020, desta vez com a marca de 06h32m34.  A eslovena Martin Potrc (06h40n54) foi o segunda e a belga Dominique van Mechgelen (06h47m43), a terceira.

Cheguei à meta nesta prova e pensei “fiquei à frente destas espanholas”!

“Um ano que começou na incógnita de calendários competitivos, a motivação e a ambição cresceram muito após a Golden Trail Series, que ficou a sensação agridoce do resultado e de querer estar melhor no panorama internacional (tenho no meu pensamento um título nacional e um País para defender sempre)”, escreveu a atleta na sua página na rede social Facebook.

Este era um dos principais objectivos da época de Mariana Machado e também a sua estreia em distâncias mais longas, com excepção do Campeonato do Mundo, nos Abutres, em 2019.

Quanto à prova, Mariana caracteriza a mesma como uma prova de contrastes:  “floresta e grandes montanhas na parte inicial e um frio de levar camisola” e “a última metade da prova, muito técnica na suposta ´parte rolante´ após os 35km e muito calor”. Esta combinação desgastaria muito “muito as pernas e a mente”.

Mariana Machado confessa que ainda tem muito que aprender e que evoluir, que o caminho não será fácil, mas é isso que lhe enche a alma e o coração.

Todas as classificações em: transgrancanaria.livetrail.net.

Foto: obrigado à @racephotos pela cedência à Trail-Running.pt

X