A sétima edição do Ultra Madeira decorreu nos dias 7 e 8 de Outubro, tendo acolhido o campeonato nacional de trail sprint.
O evento organizado pela Associação de Atletismo da Madeira (AARAM) bateu o recorde de participantes na competição, tendo contado com a presença de cerca de 650 atletas de 27 nacionalidades.
Esta edição do Ultra Madeira contou com seis provas competitivas: o Ultra Madeira (83km), o Ultra 50km, o Trail 30km, o Trail de 20km correspondente ao campeonato nacional de trail sprint, o Trail 15km e o Mini Trail de 8km.
O intenso calor que se fez sentir no fim de semana tornou as provas ainda mais desafiantes, obrigando os atletas a uma maior gestão da hidratação.
Bruno Coelho e Anna Afonso venceram prova principal
O atleta da Furfor Running Project venceu a prova principal do Ultra Madeira. Bruno Coelho percorreu os 83 km que separam a Ponta do Pargo do Caniçal em 10 horas e 28 minutos.
No sector feminino, Anna Afonso, a representar o Grupo Recreativo Cruzado Canicense, foi a mais rápida, com o tempo de 14 horas, 58 minutos e 58 segundos.
Bruno Silva e Beatriz Alves venceram prova de campeonato nacional de trail sprint
Bruno Silva, atleta da Furfor Running Project, conquistou o título de campeão nacional de trail sprint, depois de vencer a prova integrada no Ultra Madeira. O atleta cumpriu os 20 quilómetros do percurso, com 1000 metros de desnível positivo, em 1 hora, 43 minutos e 4 segundos. Tiago Vieira e Nuno Campos (Furfor Running Project) completaram o pódio.
Na disputa feminina, Beatriz Alves, também atleta da Furfor Running Project, cumpriu os 20 quilómetros, que uniram Porto da Cruz ao Caniçal, em 2 horas, 4 minutos e 41 segundos. Ana Oliveira (Furfor Running Project) e Ana Rodrigues (Casa do Povo Alcanena Trail).
A equipa Furfor Running Project foi a equipa vencedora do campeonato de trail sprint. A equipa Saca Trilhos Anadia foi a equipa feminina vencedora do campeonato.
Classificações da prova campeonato nacional.
Uma edição de sucesso
Egídio Olim, presidente da AARAM, fez um balanço extremamente positivo do evento, não obstante o intenso calor que se fez sentir. Nélio Parreira, vice-presidente e director de prova, também se manifestou contente com a edição mais participada de sempre.
Classificações das 6 provas.
Fotos: Juliana Costa; Nelson Martins (capa Facebook)