Ultra Skyrunning Madeira: Peter Fraňo e Virginia Perez Mesonero vencem. Luís Fernandes e Lúcia Franco sagram-se campeões nacionais.

Autor: Redação    Data: 1-06-2022
Publicado na categoria: Eventos

No último fim de semana do mês de maio, Santana tornou-se na capital mundial do skyrunning. O eslovaco Peter Fraňo e a espanhola Virginia Perez Mesonero foram os grandes vencedores da oitava edição do Ultra Skyrunning Madeira. Luís Fernandes e Lúcia Franco foram os melhores portugueses, sagrando-se campeões nacionais de Ultra Sky Marathon.

Com 55 km e 4.000 metros de desnível positivo, a Madeira Skyrace, prova do Ultra Skyrunning Madeira, apresenta  um dos percursos mais longos do circuito. O exigente traçado da prova, do nível do mar até ao Pico Ruivo, o ponto mais alto da Madeira, desafia a resistência física e psíquica dos skyrunners. Depois de uns dias de chuva, os participantes depararam com trilhos molhados e escorregadios, num ambiente caracterizado pelo ar quente, pesado e húmido.FORTE DISPUTA ENTRE SEBASTIAN LJUNGDAHL E PETER FRAŇO 

O sueco Sebastian Ljungdahl manteve a liderança durante a maior parte da prova, embora sempre perseguido pelo grupo da frente, onde se incluía o jovem eslovaco Peter Fraňo (Salomon). Os dois ainda correram lado a lado por alguns quilómetros na praia antes de Fraňo se afastar na subida final e cruzar vitorioso a meta, com o tempo de 5h47’37”. Ljungdahl chegou em segundo lugar apenas dois minutos depois.

A Madeira Skyrace foi a minha primeira skyrace em 2017!

“Eu realmente gosto desta ilha e das suas belas montanhas. É uma experiência inesquecível ver o nascer do sol no topo e depois correr pela floresta até ao mar.”, comentou o vencedor.

O atleta romeno, Raul Butaci (Team Merrell), que ficou em sétimo no Madeira Skyrace em 2019, fechou o pódio masculino com um tempo de 6h06’17”, quase 20 minutos atrás de Fraňo e seis minutos à frente do favorito madeirense Luís Fernandes. Em quinto lugar ficou o açoriano Dário Moitoso (Team Scott Running) com o tempo de 6h14’27”.VIRGINIA PEREZ IMBATIVÉL 

Em comparação com a prova masculina, houve muito menos pressão sobre a campeã feminina Virginia Perez Mesonero (Boa Fit System), que liderou a prova do início ao fim.

Foi uma experiência incrível (correr à noite, ver o nascer do sol no topo, subidas e descidas super técnicas com correntes, milhares de escadas, correr ao longo do rio e atravessar aldeias, pomares e levadas). Adorei a prova do início ao fim. Estou muito feliz por ter conseguido esta grande vitória e assim começar o Skyrunner World Series.

A campeã mundial de SnowSky de 2022 cruzou a linha de chegada em primeiro lugar após 7h15’19”, 15 minutos à frente da segunda mulher Anna Ongaro (Prorunners Barcelona), que de forma impressionante subiu na classificação à medida que a corrida prosseguia.

“Esta foi minha primeira ultra”, disse Ongaro. “eu costumo correr cerca de 25 km a 30 km, então esta foi muito mais longa do que o habitual. O percurso era tão bonito e eu fiz uma grande prova. Estou muito animada para me qualificar para o SkyMasters”, completou a atleta italiana.

Depois de uma emocionante disputas pelas primeiras posições entre as espanholas Silvia Puigarnau (Brooks Running) e Sara Lizarralde (Basque Selection) e Lauren Woodwiss da Grã-Bretanha, foi Puigarnau que ficou em terceiro lugar, oito minutos atrás de Ongaro. O quarto lugar foi para Lizarralde com o tempo de 7h40’12” e Maud Combarieu de França (Basque Selection) terminou no quinto lugar.

Os 20 melhores homens e mulheres da Madeira Skyrace marcaram pontos para a classificação geral de 2022 com os 10 primeiros a qualificarem-se para o SkyMasters a 8 de outubro de 2022 no País Basco.
LUÍS FERNANDES E LÚCIA FANCO CAMPEÕES NACIONAIS DE ULTRA SKY MARATHON

Os atletas madeirenses Lúcia Franco, da AD Galomar, e Luís Fernandes, do Ludens Clube de Machico, sagraram-se no passado fim de semana campeões nacionais de Ultra SkyMarathon, já que esta prova incluía o Campeonato Nacional desta distância.

Esta foi a minha 7.ª  participação neste evento.

“Foi uma prova dura e exigente. A expetativa era de uma prova competitiva, mas no final consegui alcançar um 4.º lugar à geral e ser campeão Nacional de Ultra Skyrunning, o que me deixa bastante satisfeito para continuar a preparar os próximos desafios”, afirmou Luís Fernandes.

Fotos: João M.Faria

X