Ultra Trail do Marão – Dureza no “Reino maravilhoso”

Autor: Redação    Data: 8-08-2021
Publicado na categoria: Eventos

Imagine uma região no norte de Portugal. Um Reino Maravilhoso. Toda uma região com segredos bem guardados por explorar, ou não estivesse resguardada por uma cordilheira imponente – o Marão. De 5 a 7 de Novembro, o Ultra Trail do Marão regressa com 4 desafios nestas serra de beleza ímpar.

A serra que, durante séculos, separou vincadamente toda uma região situada no interior norte de Portugal, de seu nome: Trás-os-Montes; e serviu de entrave ao seu desenvolvimento. Relembram-nos a frase usada de quem por aqui nasceu, Miguel Torga: “Para cá do Marão, mandam os que cá estão!”. Expressão tão pregoada por estas bandas tal a forma clara que descreve a relação isolada desta região de características únicas do restante país, fruto dos caprichos impostos por estas montanhas. Percorrendo a serpenteante Estrada Nacional 15, que une o Porto a Bragança, embora seja já mais fácil desbravar a região, não se conseguirá uma viagem rápida, mas os contrastes das paisagens compensam a demora: as vistas são assombrosas.

O Marão é hoje, não o entrave, mas a porta de entrada para terras de beleza ímpar, de inúmeros encantos, desafios únicos e de procura de segredos singulares.

Há todo um Reino Maravilhoso por descobrir!O Ultra Trail do Marão vem proporcionar o desafio de aventura genuíno em percorrer a pé pelas montanhas mais temíveis e os cumes mais agrestes desta cordilheira serrana, ora por neve ora por rocha, limitada pelos rios Tâmega (oeste), Corgo (este) e Douro (sul). Trilhos repletos de história que nos transportam para o imaginário de outros tempos e nos fazem sentir na pele o quão rude são estas montanhas para as suas gentes. Gentes de sacrifício e simplicidade.

UTMe110KM 7500 m d+

O Desafio inicia-se em Amarante, apelidada d’A Princesa do Tâmega. A prova desenrola-se em torno da paisagem apaixonante do Marão  e seus contrafortes: Alvão, Aboboreira, Matos e Meia Via. São montanhas rudes e de beleza singular, onde entre os abastecimentos correm ribeiros de água cristalina, encontram-se paisagens naturais arrebatadoras e aldeias de puro encanto. O KM Vertical do Marão e a Senhora da Serra prometem desafiar os audazes participantes.

UTM58KM  4000 m d+

Esta prova irá partilhar a partir de Ansiães todo o percurso com o UTM Endurance. Será uma corrida muito desafiante com duas subidas iniciais muito duras: até o Alto das Veias, seguido do KM Vertical do Marão e Sra. da Serra. Na senda de mais segredos, percorrerá todo O Coração do Marão. É melhor não duvidar da dureza deste desafio, pois o Marão o marcará como uma das provas mais fatigantes a que se atreveu.

TM27KM 1400 m d+

Um percurso curto e desafiante caracterizam esta prova. Embora mais curta, a dureza mantém-se intacta. Partindo de Ansiães, apelidado d’O Coração do Marão, irá correr por trilhos seculares, aldeias rurais, bosques mágicos e todo o encanto que a serra da Aboboreira tem para presentear quem a visita.
Ideal para quem procura um trilho mais pequeno, mais fugaz, mas duro e equilibrado.

M-TM 14K 

Este é o desafio “mini”, uma prova dirigida a quem se inicia na modalidade e quer desfrutar de uma pequena amostra do “Reino Maravilhoso”.

Inscrições

As inscrições decorrem até 24 de Outubro.  A TM27KM já se encontra esgotada.

Fotos: Miro Cerqueira; Paulo Nunes

Artigo relacionado
Ultra Trail do Marão foi “extreme” (como sempre quis ser)
Autor: Redação    Data: 25-03-2018

X