UTMB Mont-Blanc: Jim Walmsley realizou o sonho americano

Autor: Redação    Data: 19-09-2023
Publicado na categoria: Eventos

O agora Dacia UTMB Mont-Blanc celebrou o seu vigésimo aniversário e realizou uma festa digna de tão importante marco. Jim Walmsley abrilhantou a celebração ao tornar-se o primeiro homem americano a vencer o UTMB.

Dez mil corredores de 118 nacionalidades acorreram às 8 provas do evento. 2.500 voluntários ajudaram todos os intervenientes. 436 jornalistas e 49 influencers de 27 países produziram cerca de 2.000 artigos numa semana. Estes números recorde tornam o UTMB no maior evento do mundo dedicado à corrida em trilhos.

Um dos destaques desta edição foi o lançamento dos UTMB Legends, uma iniciativa que reconheceu e celebrou os 12 vencedores masculinos e as 10 vencedoras femininas do UTMB, cujas performances desportivas e notável talento ajudaram a tornar o UTMB famoso ao longo dos anos.

Esta edição acolheu a primeira final das UTMB World Series disputada nas provas OCC, CCC e UTMB. Esta última, a icónica prova que deu o nome ao evento, foi, como habitualmente, a rainha. Os seus 171 quilómetros e 9.961 metros de desnível positivo colocaram à prova a elite dos atletas da modalidade.

Na competição masculina, a emoção durou quase 20 horas. Jim Walmsley tornou-se o primeiro homem americano a vencer o UTMB, tendo ainda batido o recorde da prova, ao cortar a meta com o meteórico tempo de 19 horas e 37 minutos. Jim liderou a corrida ao lado do também americano Zach Miller durante uma parte significativa do percurso. Zach, que terminou em segundo lugar, proporcionou um espetáculo incrível. Germain Grangier conquistou o terceiro lugar e completou o pódio deste ano.

Na disputa feminina, Courtney Dauwalter incendiou as multidões e fez história. A ultramaratonista americana não só conquistou a sua terceira vitória no UTMB, como venceu, no mesmo ano, as três icónicas provas de 100 milhas (Western States, Hardrock e UTMB). Um feito que nenhum homem ou mulher havia conseguido realizar.

Seguindo de perto, a atleta alemã Katharina Hartmuth começou com alguma prudência, mas assegurou o seu segundo lugar no pódio. A corredora francesa Blandine L’Hirondel conquistou o terceiro lugar numa demonstração de determinação após uma intensa disputa com a atleta chinesa Fuzhao Xiang.

Portugal viu 26 atletas a cruzar a lendária meta no centro de Chamonix. Daniel Santos foi o melhor português, com o 182.º lugar da classificação geral, atingido em 30 horas e 37 minutos. Catarina Silva foi a atleta lusa mais veloz, cruzando a meta no 134.º lugar da classificação geral feminina, após 43 horas e 47 minutos de prova.

Fotos: © UTMB® – Paul Brechu; © UTMB® – Jan Nika

X