“We Are Running Out of Time”: Maratona ativista atravessa a ilha de São Miguel nos Açores

Autor: Redação    Data: 12-07-2021
Publicado na categoria: Eventos

A 24 de julho decorre a maratona “We Are Running Out of Time”: um projeto do ilhas estúdio para a 10ª edição do Walk&Talk – Festival de Artes, na ilha de São Miguel.

O evento conta com quatro percursos: 42,4 km, 22,4 km, 7 km e 3 km; tem início no Parque da Lagoa do Canário, nas Sete Cidades, percorrendo as cumeeiras da cratera de um vulcão, seguindo trilhos, caminhos de terra batida e estradas, e terminando no Complexo Desportivo da Relva.

Esta maratona unirá o desporto e a saúde a reivindicações, lutas e causas de todos aqueles que dela fizerem parte. No âmbito do projeto, e no ato da inscrição, todos os participantes são convidados a submeter uma frase reivindicativa – a razão pela qual correm na maratona – , que será depois inscrita no dorsal que levarão nas costas.

Os percursos (42,4 km, 22,4 km, 7 km e 3 km) serão as âncoras do projeto “We Are Running Out Of Time”, e irão refletir as ideias das associações da Ilha de São Miguel que neles se reúnem: Solidaried’arte Açores, Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária, AMAR – Açores Pela Diversidade, APF – Associação de Planeamento Familiar, Pride Açores, APAV – Apoio à Vítima, AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, Amigos dos Açores, Kairós – Cooperativa Incubação Iniciativas Economia Solidária, Novas Rotas, A Alternativa – Associação Contra as Dependências, Arrisca, Novo Dia – Associação para a Inclusão Social, As Cores dos Açores e Aurora Social.

Sobre os percursos:

Cada percurso está dividido em três categorias: masculino, feminino e não binário. Esta classificação é feita também para os atletas portadores de deficiência.

Percurso de 42,4 km, para participantes maiores de 18 anos, tem início às 09h, no Parque Lagoa do Canário – Sete Cidades. Tem Desnível negativo 1605 m, e Desnível positivo 937 m.

Percurso de 22,4 km, para participantes maiores de 18 anos, tem início às 11h00, no Parque Lagoa do Canário – Sete Cidades. Tem Desnível negativo 957 m; Desnível positivo 289 m.

Percurso de 7 km, para participantes maiores de 16 anos, tem início às 12h00, Miradouro da Vigia das Baleias das Feteiras. Tem Desnível negativo 220m; Desnível positivo 34m.

Percurso de 3 km, destinado a todas as classes etárias e sem fins competitivos, tem início às 14h00, no Antigo Matadouro de Ponta Delgada. Tem Desnível negativo 0; Desnível positivo 80 m.

Todos os detalhes dos percursos poderão ser consultados em: https://ridewithgps.com/collections/27720.

A Maratona tem no total 54 prémios, que consistem em serigrafias numeradas e assinadas. Os percursos de 42,4 km, 22,4 km e 7 km tem 3 prémios, para cada uma das seis categorias que participam: feminino, masculino e não binário, e de igual forma para atletas portadores de deficiência. O percurso de 3 km, não terá cronometragem, pelo que não terá prémios.

Este evento conta com a assessoria técnica da Endurance Sports Company® para a área da organização e acompanhamento de eventos desportivos, e apoio de Diogo Caetano – dos Amigos dos Açores.

“We Are Running Out Of Time” é um projeto que defende a intersecionalidade como forma de olhar para o mundo, onde a arte, o desporto e a cidadania se encontram para gerar espaços de encontro e diálogo.

X