180 portugueses à conquista do Ultra Trail du Mont Blanc

Autor: Redação    Data: 30-08-2017
Publicado em: Eventos

Todos os anos, na última semana de agosto, Chamonix torna-se na meca mundial do trail-running. Este ano, cerca de 8.000 corredores, praticantes de ultramaratonas de montanha, colocam à prova as suas capacidades numa das cinco provas, que têm entres 56 os 290 quilómetros.  Estão representados 92 países e Portugal conta com 180 atletas.

O evento arrancou na segunda-feira, pelas 9h00 locais, com a Petit Trote à Leon (PTL), prova de cerca de 300 quilómetros com mais de 25.000 metros de desnível positivo. A mais longa prova do evento é realizada em equipa e em autonomia total, num percurso sem marcações e com duração máxima de 151 horas e 30 minutos.

As provas

PTL® : Aprox.  290 km (26 500m D+)  – Evento non-stop; 300 corredores – Início:  segunda-feira pelas 09 horas em Chamonix –  152 hours máx.

TDS® : 119 km ( 7.200m D+)  – 1 600 corredores – Início: quarta-feira pelas 06 horas em Courmayeur – 33 horas máx.

OCC : 56 km (3.500m D+) – 1 200 corredores – Início: quinta feira pelas 8:15 horas em Orsières – 14.30 horas máx.

CCC®: 101 km (6.100m  D+) – 1 900 corredores – Início: sexta-feira pelas 09 horas em Courmayeur –  26:30 horas máx.

UTMB® : 171 km (10.300m D+) – 2 300 corredores – Início: sexta-feira pelas 18 horas em Chamonix – 46.30 horas máx.

Carlos Sá 

Vou para a minha sexta participação no UTMB®. Já nada é uma novidade para mim, já cá estive como desconhecido e consegui surpreender, e como favorito e as coisas não correram bem.
Este ano estava mais inclinado para apostar tudo no Tor des Géants, mas gosto de estar sempre onde estão os melhores e não resisti ao UTMB®. Vamos lá ao trabalho Portugal!

Carlos Sá participa na prova mais exigente e que dá nome ao evento, a UTMB®, uma corrida com 171 quilómetros com 10 mil metros de desnível positivo, que arranca esta sexta-feira.

O atleta da Berg Outdoor venceu recentemente o Trail Hauts Forts, realizado também no Alpes Franceses, no âmbito da sua preparação para o Ultra Trail du Mont Blanc e para o Tor de Géants (prova de 330 quilómetros que se realiza uma semana depois nos Alpes Italianos e que é considerada uma das mais difíceis do mundo). O atleta tem ambos os desafios no seu calendário, mas a participação será condicionada pelo desgaste e análise a realizar durante o UTMB®.

Ester Alves

Ester Alves disputa a prova principal pela terceira vez. A atleta da Salomon Suunto Portugal foi ao Mont Blanc pela primeira vez em 2014 e, apesar de ter sido obrigada a parar uma hora, acabou a em 8º lugar da geral, a melhor classificação portuguesa de sempre.

Ester Alves venceu recentemente a prova Maratón do Ultra Sierra Nevada e está motivada para o UTMB. Em entrevista à Trail-Running.pt, a atleta afirmou querer levar Portugal ao mundo e dar a  saber que existem portugueses no trail. Citando Carlos Sá, a atleta acrescentou “A superação pessoal é a melhor das medalhas”.

Os eventos e as marcas

A meca do trail-running não acolhe só corredores, as marcas e os eventos associados à modalidade também marcam forte presença em Chamonix.

Portugal está presente com stands de eventos do continente e ilhas da Madeira e dos Açores, bem como de marcas como a Berg Outdoor ou a Prozis.

Para comemora o evento, a Berg Outdoor está oferecer um desconto de 20% na nova coleção de trail da marca portuguesa disponível na sua loja online, em www.bergoutdoor.com.

Foto: DR