“Trilhos da Aboboreira” regressam a 23 de junho

Autor: Redação    Data: 8-05-2019
Publicado na categoria: Eventos, Notícias

A Associação Desportiva de Amarante (ADA) realiza, a 23 de junho, a IV edição dos “Trilhos da Aboboreira”.  O evento decorrerá com base logística em Amarante e contará com 3 diferentes provas.

Organizada pela equipa A.D.Amarante Trail Running, a prova pretende dar a conhecer a grande beleza paisagística, cultural e histórica da Serra da Aboboreira, bem como a hospitalidade das suas gentes. Ao longo dos percursos os participantes irão conhecer aldeias históricas e pitorescas, paisagens milenares, uma natureza imponente e percorrerão, numa estreita relação levadas e belos cursos de água.

Os atletas vão encontrar percursos bastante diversificados com partes duras e técnicas com altimetria assinalável, atingindo os 950m de altitude na prova de 30 Km. Os trilhos contam com muitas zonas de arvoredo, com muita sombra, várias cascatas, moinhos e cursos de água e o ladear na parte final do rio Ovelha e do rio Tâmega, terminando no centro histórico de Amarante.

A iniciativa apresenta percursos com distâncias diferentes e permitirá “promover e divulgar a Serra da Aboboreira como lugar ímpar para a prática de desportos de natureza”, diz o diretor da prova, António Mendes.

A prova “é acessível para todos, pois conta com 3 distâncias competitivas, que apresentam com características e dificuldades distintas”, refere.

O Trail Longo 30 km será a prova principal do evento, contando para Circuito Nacional de Trail da ATRP – Zona Norte da ATRP, sendo já uma prova certificada. Contará com aproximadamente 1300m D+ e 1500 D- e será a prova mais competitiva.

Para além da prova de 30 Km existirá também um Trail Curto 18 km, com cerca de 800m D+ e um Mini Trail 12 Km com, aproximadamente 500m D+.

O evento faz parte do calendário do “Amarante Cidade Desportiva” e conta com o apoio do Município de Amarante.

Fotos: Marco Barbosa (1); Nuno Faria (2)

X