2500 disputaram oitava edição do Grande Trail Serra D´Arga

Autor: Redação    Data: 26-09-2018
Publicado em: Eventos

Nos últimos oito anos, todos os finais de Setembro, a Grande Festa de Trail Running ruma ao Alto Minho e tem a Serra d’Arga como palco principal. Entre sexta-feira e domingo, cerca de 2.500 atletas oriundos de vinte e quatro países disputaram as várias provas criadas pelo ultramaratonista Carlos Sá.

Marcada por temperaturas muito elevadas, a oitava edição do Grande Trail Serra D’Arga trouxe, uma vez mais, novidades para os seus participantes. A nova prova GTSA Aventura 80km e a inclusão da vizinha Galiza no evento foram duas delas.

O rio Minho e o Monte de Santa Tecla foram palco da prova Sunset 13km na sexta-feira e da GTSA Aventura 80km, ao romper do dia de sábado. Com partida às 6h00 no centro de Caminha, os atletas dos 80 quilómetros seguiram para a travessia do rio Minho em kayak, subiram ao Monte de Santa Tecla, regressando para a mata do Camarido com nova travessia a pares em kayak. Subiram ao Monte de Santo Antão, depois ao Monte da Sra. das Neves e entraram em Dem. Aqui, o percurso passou a ser coincidente com o do GTSA 53km, correndo os participantes dos 80 quilómetros em conjunto com os da versão de 53 quilómetros. Um grande desafio que uniu a volta completa à Serra d’Arga, com Caminha e La Guarda, Galiza.

João Rodrigues e Mariana Ballester venceram a primeira edição da prova de 80km

O grande vencedor da nova GTSA Aventura 80km foi João Rodrigues, dos Amigos da Montanha, com o tempo de 10 horas, 14 minutos e 13 seundos. O segundo lugar foi conquistado por Carlos Peixoto, do mesmo clube. O terceiro lugar foi de Fernando Garcia, Ricardo Miranda foi quarto, pelo Águias de Alvelos, e Amândio Antunes, do Afifense Trail, foi quinto classificado. No feminino, a barcelense Mariana Ballester foi a única atleta a cruzar a meta, tendo completado o exigente percurso em 14 horas, 30 minutos e 51 segundos.

Hélio Fumo e Sofia Roquete foram os mais velozes na prova rainha

Hélio Fumo, da Runners do Demo/ Compressport Internacional, foi o grande vencedor da prova rainha, ao completar o percurso de 53 quilómetros em 5 horas, 22 minutos e 44 segundos. A segunda posição foi do madeirense Francisco Freitas, do ACD Jardim da Serra, tendo o terceiro lugar sido conquistado por Leonel Cunha, Trail Team Bifase. No feminino, a vencedora foi Sofia Roquete, do Arrábida Trail Team, que completou a prova em 6 horas, 51 minutos e 35 segundos.  Margarida Madeira, da Monsanto Running Team, conquistou o segundo lugar e Alexandra Fernandes completou o pódio.

O GTSA KM Vertical aconteceu também no sábado dia 22 às 10h30 em Estorãos, permitindo assim os seus participantes vissem a partida do GTSA 53km em Dem e se deslocassem depois para a partida.
No domingo, dia 24 de Setembro, decorreram em simultâneo três provas competitivas: o Trail Longo, com 33km e 21km, e o Trail Curto com 14km. Teve ainda lugar uma caminhada de 7km. Todas as provas foram circulares, com partida e chegada em S. Lourenço da Montaria, no Município de Viana do Castelo.

O Grande Trail da Serra D’Arga é organizado pela Carlos Sá Nature Events® e conta  com a colaboração das Câmaras Municipais de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima, Juntas de Freguesias de Dem, São Lourenço da Montaria, Estorãos, Arga S. João, Arga de cima, Arga de Baixo.

Todas as classificações em: https://lap2go.com/pt/event/trail-serra-arga-2018/timetable

Até 2019!

A nona edição do GTSA já tem data marcada para o próximo ano. A romaria à Serra d’Arga será de 20 a 22 de Setembro de 2019.

Fotos: Susana Luzir (1,2 e 4) e MAPhotoRaw (3)