2ª edição do UTG – Ultra Trilhos da Gardunha confirmou sucesso do evento

Autor: Redação    Data: 6-05-2019
Publicado em: Eventos
O Ultra Trilhos da Gardunha (UTG), organizado pelo Município, Junta de Freguesia de Louriçal do Campo e a Associação do Cansado, realizou-se este fim de semana, em Louriçal do Campo. Mais de 1000 participantes de todo o país e estrangeiro rumaram ao “Coração da Beira Baixa”, para percorrerem os trilhos da Serra da Gardunha.

A 2ª. edição do UTG contou com 4 provas com graus de dificuldade distintos: Ultra trilhos de 50m km com 3000m D+, Trilhos de 22km 1200 D+, Mini trilhos de 13km 600 D+ e uma caminhada de 11km. O bom feedback da 1ª edição levou a que a ATRP confiasse e incluísse os percurso de 50km e 25km nos circuitos nacionais de Ultra Trail e Trail, respetivamente.

Festa e animação não faltaram. Na sexta-feira, no Fórum Castelo Branco, uma animada tertúlia sobre Trail Running animou a plateia de entusiastas da modalidade. Sábado decorreram todas as provas.

Com a meteorologia a ajudar, os atletas puderam desfrutar dos belos trilhos que a Serra da Gardunha oferece, passando por caminhos romanos, levadas, azenhas, cascatas, açudes e nascentes de rios.  Num clima de desafio e superação, lá se iam vendo os sorrisos nos rostos dos atletas ao chegar à meta. O feedback geral foi muito positivo.

Além do UTG, o evento Rota da Gardunha decorria simultaneamente no mesmo espaço, onde os participantes puderam assistir a espectáculos musicais, voar de parapente ou asa delta, bem como visitar a feira de produtos regionais.
Relativamente a classificações, na prova Ultra Trilhos 50k, após uma reta final muito disputada, com 6 horas e 7 minutos, o experiente Luiz Mota (Casa do Benfica de Abrantes) levou a melhor sobre Nuno Paiva (ACPortalegre/UTSM), que, tal como na 1ª edição foi o segundo classificado da geral. O terceiro classificado foi Fábio Filipe da equipa CA Barreira. No setor feminino, Catarina Fernandes (Viriathus Runners Vielpeças Trail) foi a vencedora com 7 horas e 49 minutos, seguindo-se Cristiana Ferreira da eqiupa Running Espinho e Luísa Santos dos Salamandrecos.

Na prova Trilhos 25k, Luís Semedo (ACPortalegre/UTSM) com 2 horas e 29 minutos levou a melhor sobre Aite Tamang e António Almeida, ambos da equipa Vitória FC Trail Running. Cristina Couceiro, da Equipa ARSM – Ass. Rec. de S. Miguel triunfou em 2 horas e 14 minutos, seguindo-se Estela Martinho da equipa AMCF – Arrábida Trail Team e Vanda Santos da equipa TopGym.

O campeão masculino dos Mini Trilhos 12k foi Cláudio Piedade da equipa INIJOVEM – Nisa com 1 hora e 7 minutos, ficando na segunda posição João Vitoriano da quipa Castro verde, fechando o pódio António Nova dos Trinca Espinhas. No sector feminino, Sandra Barata da equipa ARSM – Ass. Rec. S. Miguel venceu na vertente feminina, necessitando de 1 hora e 26 minutos. Na segunda posição ficou Carolina Guedes e Ana Borges fechou o pódio.

Em jeito de rescaldo, Miguel Baptista, responsável máximo do evento, destacou o excelente trabalho que a organização tem feito ao longo destes últimos 2 anos, conseguindo quase duplicar o número de praticantes relativamente à 1ª edição. A importância deste tipo de eventos é fulcral para que o desenvolvimento do interior do país seja uma realidade, tendo um impacto bastante significativo a nível desportivo, económico, cultural e social.

A Trail-Running.pt é parceira desde a primeira edição do evento.

Fotos: Fotos do Zé