3ªedição do Trail Rota da Truta superou todas as expectativas

Autor: Redação    Data: 3-10-2018
Publicado em: Eventos

Com partida do Parque Botânico Arbutus do Demo teve lugar neste domingo, dia 30 de setembro, a terceira edição do Trail Rota da Truta, uma iniciativa que juntou em Vila Nova de Paiva cerca de 600 participantes.

Desde a sua 1ª edição, em 2016, este evento tem dado a conhecer o extraordinário potencial que o concelho de Vila de Nova de Paiva apresenta para a prática do trail running. Este ano, na sua 3ª edição, as expectativas voltaram a ser superadas através de um percurso ainda mais audaz e estimulante.

O evento, que contou com o naming da Trail-Running.pt e apoio da Prozis, foi composto por três provas competitivas, um Trail longo de aproximadamente 35km, um Trail curto de 22 km e um Mini Trail de 12 km. Realizou-se também uma caminhada de 9 km.

Nesta edição, o Trail Rota da Truta contou também com a presença de atletas Espanha, Cabo Verde e Brasil.

O vencedor da prova rainha, o trail longo, foi Hélio Fumo, da equipa Runners do Demo/Compresspor internacional, que terminou com 3h14m, tendo-se classificado em segundo lugar Jorge Duarte, também da Runners do Demo, com mais 16 minutos. O pódio ficou completo com José Tomás, da PSP Viseu Runners, com o tempo de 03h36m.

No sector feminino, Vanda Jerónimo (Top Gym) cruzou a meta com 04h21m de prova.  Joana Alves (Caracol Trail Team) e Armanda Barroso (Runners do Demo) ocuparam os restantes lugares do pódio, com os tempos 4h48m e 5h03m, respectivamente.
No trail de 22 km, o bicampeão nacional de trail e atleta da equipa Salomon Suunto Portugal, Romeu Gouveia, venceu com o tempo de 2h07m. Na categoria feminina, Marilyne Marques, da equipa Runners do Demo, foi a mais rápida, tendo cruzado a meta com 2h44m.

No mini-trail, os grandes vencedores foram  Norberto Loureiro (Lamego Parente) e Anabela Remédios.

A organização do evento esteve a cargo do Malhadinhas Club  e da sua equipa Runners do Demo, de Vila Nova de Paiva, que conta com cerca de 70 atletas, entre os quais, Helio Fumo.

Fotos: Bernardete Morita