6ª edição do Ecotrail Funchal-Madeira abre inscrições

Autor: Redação    Data: 28-06-2020
Publicado em: Eventos

A organização do Ecotrail Funchal Madeira anunciou que a edição de 2020 será realizada, como estava inicialmente previsto, no sábado, dia 24 de Outubro. A sexta edição do evento madeirense do circuito Ecotrail internacional abre as inscrições no dia 30 de Junho.

O Ecotrail Funchal – Madeira é considerado o Ecotrail mais duro do mundo e um desafio único que conjuga cidade, mar e montanha. Pode contar com dureza, subidas e descidas brutais e paisagens lindíssimas.

Na passada semana foram abertas inscrições exclusivas e com condições preferenciais para atletas que já participaram em eventos do circuito EcoTrail. O anúncio oficial e abertura geral das inscrições terá lugar a 30 de Junho.

O evento inclui uma corrida de 85 km (5.520m D+) para os mais exigentes; uma de 45 km (2.810m D+) para os atletas que se querem aventurar em desafios de um nível superior; uma corrida de 30 km (1.470m D+), para quem não dispensa um obstáculo de montanha; e, por fim, a mais pequena, em plena malha urbana, uma corrida de 15 km (340m D+) para todos aqueles que gostam de superar as suas dificuldades.

Com este leque de distâncias, o EcoTrail Funchal – Madeira vai de encontro aos diferentes graus de exigência dos participantes. Todas as provas terminaram na placa central da Avenida Arriaga, onde fica instalada a meta.

“Estamos, todos nós da organização, realmente felizes por poder lançar hoje a primeira etapa da edição 2020 do EcoTrail Funchal – Madeira. Depois de semanas muito difíceis em Portugal e no Mundo, podermos nos reunir novamente num evento desportivo, nesta festa do desporto de ar-livre, enche-nos de satisfação. Nós continuaremos a acompanhar de perto a evolução da situação, adaptando o evento para que a segurança e a saúde dos atletas estejam em primeiro lugar, nesta edição em particular! Estamos prontos e por isso muito confiantes, de que vamos vê-los em breve a correr na nossa bela Ilha! Até Outubro! “, refere a organização em comunicado enviado aos atletas.

A organização pretende tornar o evento compatível com as regras criadas para combater o vírus, sendo estas as principais medidas, com as quais se compromete:

– Criação de circuitos unidireccionais para evitar congestionamentos nas corridas;

– Gestão optimizada dos fluxos de atletas para garantir o distanciamento social e a aplicação de medidas de protecção;

– Adaptação e limitação do número de atletas de acordo com as áreas e percursos das corridas;

– Reforço da limpeza e higienização dos diferentes espaços por equipas devidamente equipadas;

– Colocação de sinalética adicional para garantir que as regras são respeitadas e para lembrar aos corredores as principais medidas de segurança;

– Os voluntários receberão equipamentos e protevção específica;

– Aplicação das medidas implementadas pelas autoridades locais para proteger os atletas, os espectadores, os parceiros e os membros da organização.Sobre o EcoTrail

O EcoTrail nasceu em 2008, em Paris, “a partir de uma ideia um pouco louca de que era possível organizar uma corrida pela natureza num ambiente urbano.” (Jean Charles Perrin – Criador do conceito).

Os eventos do circuito EcoTrail permitem correr uma prova de trail num ambiente urbano e com opções para todos os níveis de corredores. As provas misturam percursos citadinos com zonas de bosque e floresta. Mas há uma excepção, o EcoTrail Funchal-Madeira faz questão de brindar os participantes com uma amostra do seu relevo bastante acidentado.

O EcoTrail conta já com eventos em Alula (Arábia Saudita), Paris, Florença, Oslo, Genebra, Estocolmo, Reiquiavique, Bruxelas, Wicklow (Irlanda), Putrajaya (Malásia), Funchal, Madrid e Chiang Mai (Tailândia).

Fotos: João Faria

X