800 atletas de cerca de 30 países esperados no Azores Trail Run 2018

Autor: Redação    Data: 17-05-2018
Publicado em: Eventos

 

O evento de trail running, que acontece a 25 e 26 de maio, integra, pela primeira vez, o Ultra-Trail® World Tour, na categoria “Discovery Race”.

A apresentação oficial da 5.ª edição do Azores Trail Run decorreu no Forte de São Sebastião, na cidade da Horta, que será o ponto de partida de uma das provas do evento – a Ultra Blue Island – bem como um importante posto de abastecimento da Whalers’ Great Route Ultra-trail.

A grande novidade desta edição é a prova de 125 quilómetros integrar o circuito mundial da modalidade (Ultra-Trail® World-Tour), na categoria “Discovery Race”. Trata-se da constatação da qualidade deste evento a nível mundial, como referiu, na apresentação, o coordenador geral do Azores Trail Run, Mário Leal.

Para além da Whalers’ Great Route Ultra-trail e da Ultra Blue Island, o evento conta ainda com mais 4 provas: a Marathon Faial Coast to Coast (42k), o Trail Ten Volcanoes (25k) e o Mini Family Trail (10k), na ilha do Faial, e ainda o Km Vertical da Montanha do Pico.

As expectativas para esta quinta edição são elevadas, sendo que, para a organização, o mais importante é manter a qualidade do evento, o que significa garantir trilhos reveladores do fantástico potencial dos Açores para este desporto, em pleno Parque Natural do Faial, bem como a envolvência calorosa das centenas de voluntários que ajudam a pôr de pé o Azores Trail Run.

Também o presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, chamou a atenção para a chegada do evento ao circuito mundial, salientando o fantástico efeito promocional que ele trará à ilha do Faial, bem como o impacto positivo para o turismo local, principalmente por permitir grande ocupação em época baixa.

A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, salientou a adequação deste evento ao que se pretende para o turismo regional, pela sua sustentabilidade, fazendo votos de que esta 5.ª edição seja mais um sucesso.

O Azores Trail Run é uma organização do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, com a colaboração do Parque Natural do Faial, e conta com o alto patrocínio do Governo Regional. O evento conta também com os apoios da Câmara Municipal da Horta, da Azores Airlines, da Atlânticoline e da Click – Saúde e Bem Estar.

Foto: Pedro Silva