André Rodrigues e Romeu Gouveia voaram mais alto nos Abutres

Autor: Redação    Data: 7-02-2018
Publicado na categoria: Eventos

A edição de 2018 dos “Trilhos dos Abutres” foi uma das mais competitivas da história do evento, com a presença de atletas nacionais e internacionais de elite a disputarem a vitória na prova mais longa, com 50 quilómetros e cerca de 2.800 metros de desnível positivo. 

André Rodrigues, da equipa Prozis Xtrail Team Equipped By Berg Outdoor, repetiu triunfo obtido no ano passado

O Campeão Nacional de Trail Ultra de 2016 e 2017, travou um intenso despique com o russo Dmitry Mityaev, vice-campeão da Taça do Mundo de Skyrunning, conseguindo isolar-se a dez quilómetros do final, terminando os 50 quilómetros com o tempo de 04h44m36s, e deixando o atleta russo a mais de 10 minutos (04h55m13s).

No final da prova, a trail-running.pt falou com ambos os atletas. Dmitry Mitayaev foi muito forte nas subidas e André Rodrigues impôs-se nos dez quilómetros finais.

Em terceiro lugar, ex aequo, chegaram os espanhóis Mario Olmedo Sancha, também atleta da Prozis Xtrail Team Equipped By Berg Outdoor, e Jordi Gamito, terminando a 17m39s do vencedor. Os dois andaram praticamente juntos durante toda a prova, terminando ambos com o tempo final  de 05h02m16s. Colectivamente, a equipa Prozis Xtrail Team Equipped By Berg alcançou o primeiro lugar na distância rainha.

Ekaterina Mityaeva (Adidas Terrex) cruzou a meta com o tempo de 6h04m49s, garantindo o lugar mais alto do pódio feminino. Fátima Gonzalez ficou a 14m27s e Cristina Couceiro (ARSM – Associação Recreativa de S. Miguel) a 30m15s.

Romeu Gouveia, atleta da Salomon Suunto Portugal, foi o destacado vencedor da prova de 30 quilómetros

O atleta da Salomon Suunto Portugal percorreu os trilhos difíceis desta prova épica em 2h55m, quase 10 minutos mais rápido do que o segundo classificado, Paulo Oliveira (Dr. Merino/4Moove), e a 15 minutos do terceiro, Paulo Costa (A.D.Amarante Trail Running).

Na prova feminina de 30 quilómetros, com 1.500 metros de desnível positivo, a portuguesa Lucinda Sousa foi a grande vencedora com o tempo final de 03h42m31s. A atleta da Prozis Xtrail Team Equipped By Berg Outdoor teve uma acesa luta com Daniela Russo (Oralklass – Amigos Do Trail) que durante toda a prova manteve-se no encalço da vencedora. A segunda classificada manteve-se sempre a menos de minuto e meio, terminado a 1m20s da liderança. Susana Rodriguez (Coimbra Trail Running) completou o pódio feminino com o tempo de 3h45m14s.

Esta prova épica foi a segunda do calendário de 2018 da Associação de Trail Running de Portugal.

Todos os resultados em: https://stopandgo.com.pt/timing/?id=89&etapa=Etapa-1

X