A festa da Taça de Portugal de Trail regressa aos Açores

Autor: Redação    Data: 5-05-2023
Publicado na categoria: Eventos

A final da Taça de Portugal de Trail realizar-se-á em prova do Ecologic Trail Run Azores (ETRA), na Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, Açores, no dia 18 de novembro de 2023.

A Taça de Portugal de Trail organizada e promovida pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, regressa ao arquipélago açoriano. A edição de 2022/2023 terá como palco São Miguel, a maior ilha dos Açores e frequentemente chamada “Ilha Verde”.

A prova principal do Ecologic Trail Run Azores (ETRA) – Ribeira Grande acolhe a competição. O percurso de 38 quilómetros irá percorrer várias freguesias do município da Ribeira Grande, tais como, Fenais da Ajuda, Lomba da Maia, Maia (Lombinha da Maia), Porto Formoso, Ribeira Seca e Ribeirinha, terminando no centro da Ribeira Grande. Para além das pequenas localidades, a prova passará por ribeiras vivas, moinhos de água, plantações de chá (únicas na Europa), cascatas e pequenos portos de pesca.


De acordo com esclarecimento da ATRP, “como habitualmente, os atletas que se apurem para esta final, seja através do Circuito da Taça ATRP, seja através de circuitos ou campeonatos regionais, ou já apurados através da classificação no Campeonato Nacional de Trail, têm direito à oferta da viagem e inscrição para o evento”.

A mesma entidade informa também que, “com o objetivo de garantir que todos possam participar nas qualificações para a final da Taça de Portugal e circuitos nacionais de trail, a ATRP e a Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM) acordaram incluir as provas dos Circuito Regional de Trail da AARAM (longo e curto) nos Circuitos Nacionais de Trail e Trail Sprint. Assim, para além de pontuarem como zona de qualificação independente para a referida final da Taça, os atletas passam a poder disputar a zona de qualificação da Madeira e pontuar para os Circuitos Nacionais”.

No âmbito da realização da prova em São Miguel, “e para potenciar a prática de trail aos residentes em São Miguel e filiados na Associação de Atletismo de São Miguel, foi decidido, em parceria com esta Associação, que os 10 primeiros classificados, masculinos e femininos, do Circuito Longo da Associação de Atletismo de São Miguel, ficam igualmente apurados para a já referida Final da Taça de Portugal de Trail”, acrescenta Rui Pinho, presidente da ATRP.

O evento incluirá também uma prova aberta de 38 quilómetros (com partida diferida em 15 minutos em relação à prova da taça), bem como a prova de 21 quilómetros. O programa inclui ainda uma caminhada.

O calendário de provas que fazem parte do circuito de apuramento para a Final da Taça de Portugal de Trail está disponível em https://my.atrp.pt/campeonato/taca-de-portugal.

A organização do Ecologic Trail Run Azores (ETRA) pertence ao Clube Desportivo Os Metralhas. Clube este, sediado na Escola Básica Integrada Canto da Maia, e como clube desportivo escolar que é, destina a maioria da sua atividade a jovens atletas desta Unidade Orgânica. Este nasceu em 1998 e tem Estatuto de Utilidade Pública.

Fotos: ETRA

X