Abertas as inscrições para a 3ª. edição da Transfronteriza

Autor: Redação    Data: 16-03-2019
Publicado em: Eventos, Notícias

A Transfronteriza (Transfronteiriça em Português) já tem inscrições abertas, existindo 700 vagas disponíveis. O evento que acolhe um verdadeiro Campeonato Ibérico entre Espanhóis e Portugueses, voltará a ter três percursos diferentes na fronteira entre Espanha e Portugal, situados entre Zamora e Bragança.

O evento decorre no dia 16 de Junho e inclui 3 provas: Trail Longo de 33 Km, com saída da localidade Zamorana de Figueruela de Arriba; Trail Curto de 24km, com partida em Río Manzanas; Mini Trail de 14km com saída em Santa Cruz de los Cuérragos. Existe também uma Caminhada e uma prova para Crianças.  O evento tem a localidade Portuguesa de Rio de Onor como sede.

A terceira edição deste evento que já se tornou uma ligação entre Portugal e Espanha, vai recuperar a meta histórica de Rihonor de Castilla ou Rio de Onor, localidade Espanhola e Portuguesa, única com essa classificação na Península Ibérica. Além disso, o percurso vai voltar a passar na Serra da Culebra, no Parque Natural de Montesinho e Trás-os-Montes, sendo as partidas nas localidades Zamoranas de Figueruela de Arriba, Río Manzanas y Santa Cruz de los Cuérragos.

Como já é tradicional, este evento vai criar uma verdadeira festa ente portugueses e espanhóis. “Esperamos repetir a festa das edições anteriores e continuar a aumentar o número de participantes de ambos os países”, diz Antonio del Pozo, director do evento.

O atleta internacional Santiago Mesquita é o responsável pela escolha dos três percursos da corrida, cujos detalhes dos perfis serão revelados nas próximas semanas.

Nas duas primeiras edições, a equipa Espanhola saiu vencedora, mas os corredores portugueses como Rui Muga ou Lucinda Moreiras, ganharam nas respectivas provas. Os atletas portugueses têm estado sempre bem representados. Ana Maria Amaral e Pedro Rodrigues foram outros dos nomes presentes nos anos anteriores.

O evento organizado pela Diputación de Zamora e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Bragança, tem inscrições disponíveis em www.transfronteriza.es, dispondo de 700 vagas para todas as distâncias.

Fotos: Jose Vicente (Artedeportivo.com)