Algarviana Ultra Trail (ALUT) – João Oliveira foi o grande vencedor da prova de ultra trail mais longa de Portugal

Autor: Redação    Data: 6-12-2017
Publicado em: Eventos, Race Report

João Oliveira foi o grande vencedor da 1ª edição da “Algarviana Ultra Trail” (ALUT), que terminou este domingo, 3 de Dezembro, ao completar os 300 quilómetros da prova em 43 horas.

A Via Algarviana foi palco «da mais longa prova de ultra trail realizada em Portugal». Entre 30 de Novembro e 3 de Dezembro, 60 atletas de 6 nacionalidades tiveram 72 horas para percorrer os cerca de 300 quilómetros que separam Alcoutim de Vila do Bispo. No entanto, apenas 17 atletas a solo e cinco equipas por estafeta terminaram a prova.

Os atletas ficaram a conhecer nove concelhos do Algarve – Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo – e atravessaram os trilhos das serras do Caldeirão, Monchique e Aljezur.

João Oliveira (Chaves Run Team – Associação Desportiva Dragões de Chaves) foi líder do princípio ao fim, tendo vencido de forma categórica a  prova de ultra trail de maior distância em Portugal. O ultramaratonista flaviense, referência nacional e internacional neste tipo de provas, completou o percurso de 300 quilómetros em 43 horas.

O segundo lugar foi conquistado pelo escocês Paul Giblin (Compressport International), que cruzou a meta 3 horas e 9 minutos depois do vencedor. O pódio ficou completo com Rui Luz (AMCF – Arrábida Trail Team) e José Faria (Salming Running Portugal), ambos com o tempo de 52 horas e 50 minutos.

No sector feminino, a única participante a solo, Patrícia Carvalho, desistiu aos 220 quilómetros de prova.

Nas equipas por estafetas, o lugar mais alto do pódio coube à “Helpo@Alut”. O pódio ficou completo com as equipas da “RUNning” e dos “Papa Léguas”.

Este evento pretende não só potenciar o trail running no Algarve, afirmando a região como uma zona de excelência para a sua prática, em especial nas épocas baixas, mas também dar a conhecer todo o seu território, suas riquezas naturais, culturais e patrimoniais. Com estes três vértices dum mesmo triângulo: o desporto, a cultura e o turismo, o ALUT tem como objetivo maior, e por via do desporto, a dinamização das economias menos favorecidas do barrocal algarvio, o combate da sazonalidade e da desertificação interior.

Segundo a organização, “O sucesso desta edição vai ditar a aposta na promoção a nível internacional, captando o interesse dos atletas de renome mundial”.

A participação contou com seis pontos para a qualificação do Ultra Trail do Mont Blanc. O ALUT foi organizado pela Algarve Trail Running e pela Região de Turismo do Algarve, em parceria com a ANA – Aeroportos de Portugal e Águas do Algarve, com o apoio da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Fotos: DR