As Golden Trail National Series de Espanha e Portugal estão de volta

Autor: Redação    Data: 28-01-2021
Publicado na categoria: Eventos

As provas que todos os amantes de trail querem correr, com os melhores atletas de trail running do mundo. Esta é a essência das Golden Trail National Series, que já têm um calendário para este ano e que confiam poder reunir os grandes especialistas da disciplina em cinco provas emblemáticas por Espanha e Portugal. Este ano o Louzantrail inaugura a GTNS no Dia da Liberdade, onde se reunirão os grandes nomes do trail nacional e internacional.

No dia 25 de abril, o dia da Liberdade, o Louzantrail inaugura o circuito. Seguem-se-lhe os recém chegados Olla de Núria e Gorbeia Suzien. A etapa final Espanha e Portugal é obrigatória, e tem lugar na Salomon Sky Pirineu. Em outubro, a Triangule Adventure Race da Azores Trail Run será novamente o palco da Grande Final, que reunirá os vencedores dos diferentes circuitos nacionais.

“Na última edição, devido à pandemia provocada pela Covid-19, fomos obrigados a modificar o circuito e a competição. Este ano, depois da experiência da Golden Trail Championship nos Açores, esperamos poder festejar os diversos eventos do calendário com a máxima garantia de segurança. Se isso não for possível, já contemplámos no regulamento diferentes cenários com o possível cancelamento de corridas, mas mantendo o espírito Golden e permitindo que os atletas continuem mantendo seus objetivos desportivos”, explica Biel Ràfols da equipa de Sports Marketing da Salomon.

4 Provas e uma Grande Final

25 Abril. Louzantrail – 29 km e 2000m D +. Portugal
13 Junho. Olla de Núria – 21,5km e 1900m D +. Espanha
26 de Setembro. Gorbeia Suzien. 31 km e 2400 m D+. Espanha
2 de Outubro. Salomon Sky Pirineu. 36 km e 2500m de D +. Espanha. Final
22-24 Outubro. Triangle Adventure Race. Azores Trail Run. GTNS Grand Final. Portugal.

O circuito arranca no coração de Portugal com o Louzantrail (29 km e 2000m D +) no dia 25 de abril. Uma prova que levará os atletas a descobrir a Serra da Lousã através de vales, zonas de montanha, estradas rurais e as famosas Aldeias do Xisto. A segunda prova e uma estreia, será a Olla de Núria (21,5km e 1900m de D +) a 13 de junho. Com saída e chegada no emblemático santuário de Núria a La Olla, é uma das provas mais históricas dos Pirenéus e a única que não percorre um metro de asfalto. Depois do verão a ação desloca-se aos Montes Vascos para a Gorbeia Suzien (31 km e 2400 m D+), também uma estreia, dentro do parque natural Gorbea, um lugar único, com paisagens espetaculares e um percurso que alterna subidas e descidas com trechos altamente técnicos, campos verdes e lama assegurada.

A última prova do circuito, e a Final, será a Salomon Sky Pirineu com 36 km e 2500m de D + pelo Parque Natural Cadí Moixeró. Quem quiser ganhar um lugar na Grande Final nos Açores terá que a disputar.

Os atletas da Salomon Suunto Caravela, Inês Marques, Romeu Gouveia, Armando Teixeira e Ester Alves, disputaram a Golden Trail Championship nos Açores no ano passado e já sonham com a desforra. A competir com a elite internacional, a equipa teve uma boa prestação, mas foi Inês Marques quem se destacou ao ter terminado no top 20 Feminino. A vencedora foi a suíça Maude Mathys. A equipa confirmou a sua presença no campeonato, e revelou muito entusiasmo com o regresso aos trilhos e às grandes competições.

O caminho para a Grande Final GTNS

Para pontuar no ranking das Golden Trail National Series de Espanha e Portugal, os corredores terão que completar 2 das 3 corridas do circuito e também a Salomon Sky Pirineu. Os 3 primeiros colocados do ranking masculino e feminino serão convidados para a Grande Final nos Açores, um evento de 3 dias em 3 ilhas. Os três primeiros lugares de ambas as categorias na Grande Final GTNS ganharão um bilhete para a Golden Trail Championship a realizar no ano que vem, 2022. No entanto, o circuito e a organização, conscientes da incerteza que rodeia este ano, contemplam diferentes cenários caso alguma das provas não possa ser realizada. O regulamento completo pode ser consultado aqui.

As Golden Trail National Series foram apresentadas em direto da Salomon Store de Madrid, a apresentação pode ser vista aqui. O streaming contou com a participação da equipa espanhola Salomon Iati Team, onde se estreou o documentário ‘No coração do trilho’ já disponível no canal de Youtube.

O documentário, produzido pela Salomon, mostra a experiência da Salomon Iati Team na Golden Trail Championship nos Açores, a única competição de trail de âmbito mundial que se realizou em 2020 devido à pandemia provocada pela Covid-19. O evento reuniu alguns dos melhores atletas da disciplina. Bart Przedwokewski e Maude Mathys levaram a vitória.

Foto: Paulo Nunes/Louzantrail

X