No último sábado, decorreram as eleições dos Órgãos Sociais da Associação, que definirão a direção para os próximos quatro anos. A votação teve lugar em cinco mesas eleitorais, e a lista vencedora foi a Lista B, liderada por Rui Pedras. A Lista A, liderada por Rui Pinho, que preside à ATRP desde 2016, foi a outra concorrente no ato eleitoral.
Com um total de 5.163 eleitores registados, apenas 462 exerceram o seu direito de voto, resultando numa taxa de participação de 8,9% e uma abstenção de 91,1%.
Na mesa eleitoral de Lisboa, a Lista B conseguiu uma clara vantagem com 111 votos, enquanto a Lista A obteve 47 votos e houve 1 voto nulo. Em Ourém, a Lista B manteve a liderança com 72 votos, comparado com os 41 votos da Lista A, além de 5 votos nulos e 3 em branco. Em Anadia, a Lista A superou a Lista B, com 27 votos contra 17. Em Valongo, a Lista A prevaleceu com 89 votos, frente aos 13 votos da Lista B e 1 voto em branco. Por fim, em Braga, a disputa foi renhida, com a Lista A a conseguir 19 votos e a Lista B 15 votos, além de 1 voto em branco.
Ao todo, foram contabilizados 462 votos. A Lista A somou 223 votos, enquanto a Lista B obteve uma ligeira vantagem com 228 votos. Também foram registados 6 votos nulos e 5 votos em branco.
Esta transição marca o início de um novo capítulo para a ATRP, com a nova direção a assumir as suas funções numa cerimónia de tomada de posse marcada para a próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, às 19h, na sede da associação, em Miranda do Corvo.
Foto: ATRP