Azores Bravos Trail coloca Ilha Terceira no mapa do trail running

Autor: Redação    Data: 8-10-2020
Publicado em: Eventos

A Ilha Terceira, também conhecida por Terra dos Bravos, foi palco do novo evento de trail running dos Açores, o Azores Bravos Trail. O evento estava agendado para 28 de Março. No entanto, devido ao surto do novo coronavírus, realizou-se a 3 de Outubro.

Trata-se de uma primeira edição, que veio colocar a Terceira no mapa do trail running. Esta era  única ilha dos Açores onde não se tinha realizado nenhum evento de trail running com dimensão. Além de contribuir para a dinamização da modalidade, o evento quis contribuir para a divulgação do destino Açores como um destino de natureza por excelência e para a minimização dos efeitos da sazonalidade que ainda se fazem sentir na Ilha Terceira no sector do turismo.

O evento incluiu duas provas, sendo uma de 55 km (com 2.592m D+) e a outra de 30 km (com 1.469m D+). Nestas provas, os cerca de cem participantes tiveram a oportunidade de explorar o interior da Ilha Terceira, desvendando percursos que, até para os locais, foram uma novidade visto que não integram trilhos demarcados.

Para o director técnico do Azores Bravos Trail, Ricardo Matias,  o percurso caracteriza-se por um misto de vários pisos e de várias experiências. Os participantes da prova de 55 quilómetros puderam entrar na única cratera vulcânica visitável pelo ser humano: o algar do carvão.

No final das provas, os adjectivos mais utilizados pelos atletas eram invariavelmente “duro” e “belo”.

Os vencedores e as reacções

Arsénio Santos e Ana Oliveira venceram os desafiantes 55 km. Vítor Braga e Tânia Jorge foram os mais velozes na prova de 30 km.

“Têm um palco inexplorado no mundo do trail. Os Terceirenses sabem receber, sem dúvida. Foi o percurso mais técnico e diversificado que já fiz. Subidas, degraus, lama até aos joelhos, cursos de água, raízes, descidas, estradão … Lindo!” – Arsénio Santos

“É dura. Muito técnica. Mas com paisagens muito bonitas.” – Ana Oliveira

Todas as classificações em: https://resultados.stopandgo.pro/446/Individual

Foto: ABT

 

X