Azores Trail Run reinventa evento principal em ano de recordes

Autor: Redação    Data: 3-05-2022
Publicado na categoria: Eventos

O evento que deu origem à marca Azores Trail Run®, nascido no Faial em fevereiro de 2014, recebe, em 2022, um rebranding que serve de homenagem ao papel da ilha do Faial no lançamento do trail running como produto turístico de excelência nos Açores. O Ultra Blue Island acontece já nos dias 6 e 7 de maio, e conta com o maior número de inscritos de sempre. Nas nacionalidades também há recorde: estarão representados 40 países diferentes. A apresentação do evento decorreu esta manhã, na Casa da Baía, na cidade da Horta.

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia de Covid-19, o evento que lançou a marca Azores Trail Run® muda de imagem e veste-se de novas cores para celebrar o regresso em massa à festa do trail na ilha do Faial. Ao chamar-se Ultra Blue Island, o objetivo é centrar o evento no Faial, ilha que o acolhe, e dar-lhe mais identidade própria. A nova imagem encarna a energia vulcânica e a história secular da geografia que desenha os seus trilhos

Foi aqui, no Faial, que realizamos eventos locais que criaram raízes para, em 2014, fazer o primeiro evento de trail dos Açores – Mário Leal, coordenador do Azores Trail Run®

O Ultra Blue Island conta com distâncias para todos os gostos, desde os míticos 118 km até uma prova dedicada aos mais pequenos. Em 2022, há número recorde de inscritos: são mais de 800, vindos de 40 países.

Na apresentação do evento, o presidente da Associação de Trail Running de Portugal congratulou-se com o papel do Faial e dos Açores, através do Azores Trail Run®, no crescimento do trail nacional. Fazendo votos de que a Taça de Portugal de Trail possa voltar a acontecer no arquipélago em 2022, Rui Pinho destacou as “condições únicas” do arquipélago para a prática da modalidade todo o ano, pela sua meteorologia e pela proximidade ao centro da Europa.

Em representação do Governo Regional, a diretora regional do Turismo entende que o apetite por este evento é a prova cabal de que a marca Azores Trail Run® “tem vindo a ganhar grande relevo nos circuitos nacionais e internacionais”. Rosa Costa destacou o impacto da prova para a economia local, felicitando a capacidade da organização de envolver a comunidade, criando um produto que “deixa um convite à visita prolongada ou à repetição da experiência”.

A primeira prova a arrancar é a Whalers’ Great Route, que parte do porto do Salão na sexta-feira,dia 6, às 22h00. Às 05h30 de sábado a Blue Island Trail sai do Portão de Porto Pim. Segue-se, às 08h30, a partida da Marathon Faial Coast to Coast, da Ribeirinha (polivalente), e às 11h00, do Parque do Cabouco, parte o Trail Ten Volcanoes. Às 15h00 parte a Family Race, com percurso circular no Vulcão dos Capelinhos. Este ano, o Vulcão dos Capelinhos recebe, pela primeira vez, uma corrida destinada aos mais pequenos, às 14h00.

A mítica meta para todas estas provas será a paisagem única do Vulcão dos Capelinhos, onde a comunidade é convidada a fazer a festa com os atletas, a partir das 12h00 de sábado.

Foto: Pedro Silva

X