Cabo Verde recebe Salomon Running Camp 2022

Autor: Redação    Data: 31-03-2022
Publicado na categoria: Eventos, Notícias

A equipa oficial da Salomon estará em Cabo Verde, no âmbito do Salomon Running Camp 2022. O estágio de preparação/lançamento da nova temporada desportiva decorre de 3 a 10 de abril, nas ilhas de Santiago e do Fogo.

Todos os anos, a Salomon, no arranque da temporada, propõe aos seus atletas de Trail Run a realização do Running Camp, que tem como objetivo promover a partilha de experiências entre os atletas, bem como testar novos produtos e explorar novos trilhos. Fruto de um convite da organização do Cabo Verde Trail Series e do Governo cabo-verdiano, as ilhas de Santiago e do Fogo serão palco deste Running Camp.

A comitiva da Salomon incluirá 28 pessoas, sendo composta por atletas, fotógrafos, produtores, editores de redes sociais, coordenadores, entre outros.

O Running Camp contará com os seguintes atletas de elite:

– Courtney Dauwaulter, atleta norte-americana, cujo vasto currículo inclui vitórias nas duas últimas edições do UTMB e na edição de 2019 do MIUT;
– Mathieu Blanchard, ultra-maratonista francês residente no Canadá, que conquistou o terceiro lugar na edição de 2021 do UTMB;
– Thibaut Baronian, francês apaixonado por Cabo Verde e segundo classificado na final de 2021 das Golden Trail World Series;
– Camille Bruyas, atleta francesa que descobriu o trail running quando viveu na ilha da Reunião. No seu currículo averba o segundo lugar feminino na última edição do UTMB;
– Jared Hazen, ultra-maratonista e treinador do Arizona (EUA) que detém o segundo melhor tempo da Western States, conquistado em 2019.

Sara Alonso (Espanha), Caitlin Fielder (Nova Zelândia), Odile Spycher (Suiça), Varvara Shikanova (Rússia) e Simone Brick (Austrália) são as jovens promessas que a Salomon vai levar à descoberta dos trilhos de Cabo Verde.Este evento vai permitir ao membros da equipa presentes construírem uma base de treino forte e trabalharem no desenvolvimento de calçado, roupas e futuros equipamentos da Salomon, com os engenheiros e responsáveis de linha de produtos da Salomon, que também se juntarão ao Running Camp para testar protótipos e obter valioso feedback dos atletas.

Atletas vão participar no Fogo Vulcan Trail (FVT) – Run on Lava 2022

Depois de 5 dias à descoberta dos trilhos da ilha de Santiago, a comitiva da Salomon rumará à Ilha do Fogo, onde os atletas vão participar nas provas competitivas do Fogo Vulcan Trail (KV, trail longo e trail curto).  Esta será uma oportunidade para os atletas locais e estrangeiros correrem lado a lado com alguns dos melhores do mundo.

É no Fogo que está o ponto mais alto do arquipélago, o Vulcão do Fogo, ainda ativo, mas sem perigo para moradores e visitantes. A ilha, pela majestosidade do vulcão, é tão agreste quanto formosa, de terra fértil, apesar da escassez de água. A prova disso é o vinho cultivado em plena cratera do vulcão, produzido na ilha, de sabor único e elevado teor alcoólico. Vale a pena subir ao topo do Fogo para contemplar a força da natureza e viver uma experiência única e só possível nesta ilha.

Cabo Verde quer afirmar-se no panorama mundial do trail running

Cabo Verde possui  condições para o desenvolvimento do “Turismo de Aventura e Natureza”, com ampla variedade; sejam climatéricas, geográficas, orográficas, ambientais, históricas ou culturais. O Cabo Verde Trail Series vai ao encontro do objectivo de promoção da prática do desporto de montanha, diversificação dos produtos turísticos e atração de turistas nacionais e internacionais.

O ministro do Desporto, Carlos Monteiro, tem vindo a afirmar que estão a ser criadas condições para colocar Cabo Verde no panorama internacional do trail running. A presença da equipa da Salomon em Cabo Verde é mais um passo nesse sentido. O Running Camp será uma mais valia para a promoção turística global do arquipélago, uma vez que serão recolhidas imagens e assegurada a produção de conteúdos. Dado que os vídeos produzidos serão divulgados nos canais de comunicação oficiais da marca, bem como nas redes sociais dos atletas, prevê-se que o evento possa ter uma enorme abrangência, chegando a milhões de pessoas.Sobre o Cabo Verde Trail Series

O Cabo Verde Trail Series é um projeto de promoção da prática desportiva e turística, cujo programa inclui eventos de trail running, nomeadamente, o São Nicolau Trail (SNT), o Maio Ocean Trail (MOT), o Santiago Ultra Trail (SUT), o Santo Antão Triangle Trail (SATT) e o Fogo Vulcan Trail (FVT), assim como, iniciativas de cariz Económico, Social, Cultural e de Capacitação.

O Cabo Verde Trail Series é uma organização conjunta da In Totum lda e do Instituto do Desporto e da Juventude, com o apoio da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, da Universidade Técnica do Atlântico – UTA, com o patrocínio da Emicela Cabo Verde, CVMóvel e da Caixa Mobile.

A Trail-Running.pt é media partner do CVTS desde a sua primeira edição.

Fotos: Thibaut Baronian por Pierre Antoine Boillon

X