Cinfães apurou campeões nacionais de Trail e de Trail Ultra Endurance XL

Autor: Redação    Data: 5-07-2022
Publicado na categoria: Eventos

Após 2 anos de ausência, Cinfães recebeu o agora denominado de “One Hundred Douro Paiva”. O evento integrou o campeonato mundial da WMRA com a prova de 45 quilómetros e acolheu os campeonatos nacionais de Trail e Trail Ultra Endurance XL.

A One Hundred adquiriu a prova ainda em 2021, incluindo o evento no seu circuito mundial de ultra trail de 100 milhas e 100 quilómetros – o One Hundred World Series. Entre as novidades, a organização incluiu novas distâncias, a transmissão em direto do evento e tecnologia de GPS tracking.

O evento terminou este domingo, dia 3 de julho, com a chegada dos vencedores das 100 milhas e 100 quilómetros do Douro Paiva World Series, e dos 45 quilómetros da WMRA, e apurando os campeões nacionais de Trail e Ultra Endurance XL, da ATRP.

Hugo Gonçalves e Sofia Roquete sagram-se campeões nacionais de Ultra Endurance XL da ATRP e vencedores das 100 milhas do One Hundred Douro Paiva World Series

O atleta da Furfor Running Project venceu a distância de 100 milhas do evento, tendo cruzado a meta após 17h54m45s de prova. Foram 160 quilómetros e mais de 5.000 metros de desnível positivo, num percurso que ligou V.N.Gaia a Cinfães. Hugo Gonçalves acrescenta este título ao de campeão nacional de Trail Ultra Endurance, que revalidou em Portalegre.

Sofia Roquete foi a primeira mulher a cruzar a meta da maior prova, sagrando-se Campeã Nacional de Trail Ultra Endurance XL. A atleta da equipa OCS – Arrábida Trail Team completou o percurso de 100 milhas em 23h38m.

A vitória por equipas foi arrecadada pelo Olímpico Vianense, com a soma de 10 pontos.

Bruno Silva e Inês Marques vencem prova do campeonato nacional de Trail da ATRP

As paisagens do Rio Bestança serviram de cenário ao campeonato nacional de Trail, que apurou os novos detentores do título, com direito a integrarem a seleção nacional no mundial de 2023. Estes ingredientes e um line-up constituído pelos melhores atletas nacionais anunciavam uma enorme competitividade nesta prova.

Na disputa masculina, Hélio Fumo, Miguel Arsénio (regressado de uma brilhante prova em Lavaredo), António Almeida, Roberto Baião e Bruno Silva (vindo da Marathon du Mont-Blanc com um 23.º lugar) lideravam aos 9 quilómetros de prova. Neste ponto, devido a “uma deficiente marcação do percurso”, segundo Hélio Fumo,  este atleta e Miguel Arsénio divergiram do percurso da prova, tendo ambos cruzado a meta com menos 3,6 quilómetros. Os 2 atletas acabaram desclassificados.

Bruno Silva, o primeiro atleta a completar o percurso na íntegra, foi o vencedor e novo campeão nacional, cruzando a meta com o tempo de 02h26m30s. Seguiram-se António Almeida e Roberto Baião.

Na “luta” feminina a vitória coube a Inês Marques. A atleta da Salomon Caravela Seguros percorreu os 31 quilómetros em 02h55m07s. Paula Soares e Inês João chegaram ainda dentro das 02h55m.

A equipa de Paredes, Furfor Running Project, venceu a prova campeonato nacional de Trail e sagrou-se campeã nacional de Trail 21/22 em Masculino (27 pontos) e Feminino (31 pontos).

Foto: Matias Novo

X