Abutres: Campeonato do Mundo de Trail pode ser o mais participado e competitivo de sempre

Autor: Redação    Data: 15-01-2019
Publicado em: Eventos, Notícias

A apresentação oficial do Abutres 2019 Trail World Championships decorreu sábado na Casa das Artes de Miranda do Corvo. Este Campeonato do Mundo de Trail vai ser um momento “histórico” para a região centro e para o país, podendo ser o mais participado e competitivo de sempre.

Portugal organiza o campeonato do mundo de trail running pela segunda vez. Candidataram-se a esta organização 7 entidades, tendo passado 4 a uma “short list”, sendo que, depois de uma avaliação criteriosa, a Associação Internacional de UltraRunners e a Associação Internacional de Trail Running atribuíram à Federação Portuguesa de Atletismo e aos Abutres a organização do Mundial 2019.

Depois do Gerês em 2016, de 6 a 9 de junho, Miranda do Corvo vai receber mais de 50 selecções de trail e cerca de 500 atletas, aos quais acrescem um milhar da prova aberta. A organização prevê receber também cerca de 20 mil visitantes ao longo dos quatro dias do evento.

Luís Alberto Hernando, tricampeão mundial de trail, que esteve presente na cerimónia de apresentação, pensa que este ano serão batidos recordes. O atleta espanhol reconheceu o percurso com André Rodrigues, escusando-se a fazer prognósticos.  O percurso de 44 com um desnível positivo de cerca de 2.150 metros inclui troços muito técnicos e zonas rápidas. Para o tricampeão, este mix beneficiará os atletas mais completos, aqueles que combinem a destreza técnica com a velocidade.

Tiago Araújo, presidente da Associação Abutríca, entidade organizadora, visivelmente emocionado pelo momento “histórico”, realçou as mais de 2.000 pré-inscrições para a prova aberta, cujo sorteio encerrou o evento. Esta prova, com o mesmo percurso do campeonato mundial, constitui a nona edição do Ultra Trilho dos Abutres e disputa-se no dia 9.

A sessão de abertura, com o desfile das selecções, terá lugar dia 6, na Praça 8 de Maio, em Coimbra, enquanto a sessão de encerramento decorrerá na Praça José Falcão, em Miranda do Corvo, a  9 de junho.

A cerimónia de apresentação juntou a maioria dos vencedores masculinos e femininos das 8 edições dos Abutres, entidades organizadoras e autarquias. Entre as várias surpresas, há que destacar o tema dos Abutres, apresentado pela primeira vez e na presença do autor e do intérprete.

Domingo foi dia de treino aberto, onde os participantes puderam usufruir de 9 ou 20km do percurso da prova.

Fotos: Zé das Fotos