Campeonato do Mundo de Trail Running 2019 foi apresentado hoje

Autor: Redação    Data: 14-09-2018
Publicado em: Eventos, Notícias

Hoje foi oficialmente apresentado o Campeonato do Mundo de trail running 2019.  Confirma-se que entre os dias 6 e 9 Junho de 2019, o centro de Portugal será o centro do mundo em trail running. Os melhores atletas nacionais e internacionais em corrida de montanha testarão os limites da sua resistência na prova mais icónica da modalidade:  2019 Trail World Championships. O evento desportivo irá integrar o Trilhos dos Abutres, em Miranda do Corvo, prova de referência em Portugal, intitulada respeitosamente de “Épica”, que segue para a sua nona edição.

Tiago Araújo, Presidente da Associação Abútrica e do LOC (Local Organization Committee) referiu a dificuldade que enfrentámos em ganhar esta candidatura, tendo sido “uma candidatura que deu muito trabalho, mas que contra todas as expetativas acabou por sair vencedora”.

Presente nesta conferência esteve também o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Cidade, que considerou que “realizar um evento desta dimensão é de extrema importância”, essencialmente porque estamos a falar de “gente capaz de organizar com qualidade, eficiência e eficácia”. Miguel Baptista, Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, mostrou-se também orgulhoso, sendo que “este evento é importante não só para Coimbra e para a Região Centro, mas também para todo o país”.

Coimbra e Miranda do Corvo serão as cidades anfitriãs do evento

A Cerimónia de Abertura acontece a 6 de Junho em Coimbra. A corrida que consagra o título de campeã e campeão do mundo nas categorias feminina, masculina e de equipa, está marcada para o dia 8 de Junho. A peregrinação atlética encerra no dia 9 com a Ultra Trilho dos Abutres, a corrida mais emblemática de Portugal, com milhares de candidaturas anuais, que aumentam expressivamente a cada edição. De mencionar ainda, a realização de várias atividades impulsionadoras na cidade de Coimbra, assim como a Cerimónia de Fecho que se realizará em Miranda do Corvo.

Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, considerou que este evento traduz “novas oportunidades em territórios com menor densidade e menor projeção, mas com características únicas e excecionais que farão dos atletas embaixadores da região”. “Este tipo de eventos influencia a procura ao nível do turismo”, acrescentou ainda Rui Simão, Diretor Executivo da ADXTUR – Aldeias de Xisto.

Este é um evento que envolve muitos recursos, tempo e muita paixão! – Diana Pinto, diretora de marketing da Berg Outdoor (Main sponsor do evento)

A prova mundial de trail running será o acontecimento desportivo mais marcante que Miranda do Corvo alguma vez terá recebido. As previsões revelam que passarão por este pitoresco território cerca de 20 mil pessoas e mais de 50 nacionalidades, com um retorno económico para o distrito de Coimbra de cerca de 1.500.000€.

Foto: Organização