Carlos Sá lança Circuito Best Trails Series com prémios monetários

Autor: Redação    Data: 2-03-2021
Publicado na categoria: Eventos

A Carlos Sá Nature Events anunciou a introdução de prémios monetários e do Circuito Best Trail Series. As inscrições para todos os eventos abriram a 1 de Março.  

Em 2018, num artigo intitulado “Carlos Sá Nature Events, o império do Trail”, a revista espanhola TrailRun, referência da modalidade no país vizinho, considerou Carlos Sá um dos melhores organizadores de provas do mundo. De melhor corredor de montanha luso a um dos melhores organizadores de corrida do mundo, Carlos Sá foi elogiado pela sua dedicação e visão na organização de eventos.  A crescente qualidade dos eventos é associada à capacidade que Carlos Sá tem em oferecer aquilo que o atleta procura – “uma verdadeira experiência de vida onde se mistura o desporto, a cultura e o épico”.

Dois anos volvidos, em que o último foi praticamente arrasado pela crise sanitária global, Carlos Sá reajusta o seu calendário de eventos e volta a inovar. Nasce o Circuito Best Trail Series, que premiará a participação nos seus eventos, com vista à participação dos melhores atletas nacionais da modalidade e à atracção de cada vez mais atletas internacionais.

As inscrições abrem com alguma reserva, tendo em conta os diferentes cenários possíveis à data da realização dos eventos. Há uma redução do número previsto de inscrições em todas as provas. Os eventos com habitual participação em massa irão ter, para já, uma redução significativa, sendo que mais perto do evento poderão reabrir novamente as inscrições. Será o caso do Grande Trail Serra D’Arga e da Gerês Extreme Marathon.

Caso a situação assim o exija, os programas dos eventos poderão ser reajustados, com algumas distâncias a transitarem do domingo para o sábado, como ocorreu em Penacova em 2020.

O calendário da Carlos Sá Nature Events arrancará com o Trail Camp TransPeneda-Gerês com a presença do ultramaratonista Pau Capell, de 29 de Abril a 2 de Maio de 2021.  Será uma excelente oportunidade para convívio, reconhecimento dos trajectos do evento TPG e partilha de conhecimento, aprendendo com um dos melhores do Mundo na actualidade. As inscrições já se encontram abertas e já são poucas as vagas disponíveis.

TransPeneda-Gerês “Corrida dos 4 Castelos” ocorrerá de 3 a 5 de Junho 2021, nas distâncias competitivas de 165km, 105km, 55km e 27km, com 300 vagas por prova. Depois do sucesso em Outubro passado da edição das 100 milhas do TPG, o evento regressa em força com provas em distâncias mais acessíveis, com novos patrocinadores e com muitas novidades relativamente a prémios monetários e metas volantes. Melgaço, Lindoso, Cabril e Pitões das Júnias serão os locais de partida para as várias provas, tendo todas elas a conquista do Castelo de Montalegre como meta.  As inscrições já se encontram abertas e são já poucas as vagas disponíveis para as versões 55k e 27k.

Nos dias 26 e 27 de Junho será a vez da 3ª edição do Serra Amarela Sky Marathon. A aldeia de Entre-ambos-os-rios, no Município de Ponte da Barca, será a anfitriã e a base logística do evento. Será possível competir nas distâncias de 48Km, 30 Km, 15 Km e um Prólogo de 3,5km. Haverá também uma caminhada de 9 Km, cujo valor reverterá, em parte, a favor dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca. As várias provas terão partida e chegada na aldeia de Entre-Ambos-Os-Rios, no Município de Ponte da Barca. O evento contará também com o Serra Amarela Kids, no qual as crianças entre os 6 e os 15 anos poderão correr pequenas distâncias, de carácter não competitivo, com  inscrições gratuitas que poderão ser efectuadas no próprio dia.

Penacova Trail do Centro é uma organização da Carlos Sá Nature Events® com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Penacova e acontecerá nos dias 4 e 5 de Setembro 2021. Os participantes poderão desafiar-se em quatro percursos de diferentes níveis técnicos e distâncias. Estes percursos são acessíveis a todos os tipos de atletas, podendo optar pelo Ultra Trail (43km), Trail Longo (30 km), pelo Trail Curto (17 km) ou pela Caminhada Solidária (10 km de distância, que também podem ser feitos a correr), cujos fundos vão reverter, em parte, para os Bombeiros Voluntários de Penacova.

A edição especial comemorativa do 10º aniversário do Grande Trail Serra d’Arga – GTSA 2021, será sem dúvida um dos pontos altos do ano. Contando com o apoio dos Municípios de Viana do Castelo e Caminha, das Juntas de Freguesia locais e vários patrocinadores, a Serra D’Arga será novamente palco para mais uma grande competição do trail running nacional. Será nos dias 19, 24, 25 e 26 de Setembro de 2021 que se realizará o evento contando com seis provas de vários níveis de dificuldade e para todas as idades e perfis:

GTSA Vertical: no dia 19 de Setembro, com partida em Estorãos e chegada no Alto da Sra. do Minho
Prólogo GTSA 3,5km: no dia 24 de Setembro
GTSA Trail Ultra Endurance 110km:  No dia 24 de Setembro, o percurso será coincidente com o GTSA Sunset Aventura nos primeiros 15km incluindo também a travessia do Rio Minho em kayak, seguindo depois pelas localidades de Afife, Cerquido, Montaria, Pedrulhos terminando em Dem.
GTSA Sunset Aventura 15km: no dia 24 de Setembro, incluindo travessia do rio Minho em kayak e corrida no Monte de Sta. Tecla em Espanha.
GTSA Trail Ultra 45km: no dia 25 de Setembro, com início e fim na aldeia de Dem, no Município de Caminha.
GTSA Trail Longo 27km, GTSA Trail Curto 17km, Caminhada 12km: no dia 26 de Setembro, com partida e chegada a S. Lourenço da Montaria, no Município de Viana do Castelo.
Trail Jovem: no dia 26 de Setembro pelas 14h00, junto ao local de meta em S. Lourenço da Montaria, estando previstos vários escalões e distâncias (desde os 250 aos 2100 metros).

Outubro trará outra novidade, na impossibilidade de organizar o PGTA em Abril, Carlos Sá criou o Portugal Trail Adventure, fundindo a prova por etapas  Foz Côa Douro Trail Adventure  e o Peneda-Gerês Trail Adventure.

Serão 9 ou 5 dias de aventura, conforme a escolha dos participantes. Um  evento único que levará os participantes a percorrer alguns dos mais belos locais de Portugal: o Vale do Douro e o Parque Nacional Peneda-Gerês! Uma prova multicultural que conta já com atletas inscritos de 20 nacionalidades! Uma excelente forma de dar a conhecer algumas das paisagens mais belas do nosso país, a nossa fantástica gastronomia e a nossa encantadora hospitalidade.

Já na recta final do ano, em Dezembro, realizar-se-á o último evento, que será a grande final do circuito Best Trail Series: A Gerês Extreme Marathon. Será no fim de semana de 4 e 5 de Dezembro e marcará o encerramento do ano desportivo para a Carlos Sá Nature Events com mais uma edição da Maratona de estrada mais dura e mais bela do mundo.

Percorrendo as estradas de montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês, os participantes irão usufruir de paisagens e cenários de montanha incríveis, rodeados de vegetação luxuriante e verdejante, em várias distâncias competitivas: 90km, 42km, 32km, 21km, 14km, Prólogo e Extreme Mile.

Foto: Ruben Fueyo

X