Cerca de 100 portugueses vão participar na 10ª edição do Andorra Ultra Trail Vallnord

Autor: Redação    Data: 13-06-2018
Publicado em: Eventos, Notícias

A 10.ª edição do Andorra Ultra Trail Vallnord terá lugar entre 3 e 8 de julho de 2018. O AUTV ao longo da última década foi crescendo gradualmente, transformando-se no que é hoje – uma referência do trail running mundial.

O evento é composto por 5 corridas de montanha e uma caminhada. A primeira a partir é a Eufòria (233km e 20 000m), e teve a sua primeira edição no ano passado, seguida da prova rainha a Ronda dels cims (173km e 13500m), depois a Mític (112km e 9700m), a Celestrail, (83km e 5000m), a Marató dels cims (42,5km e 3000 m) e por fim a caminhada solidária, Solidaritrail com 10km e 750m.

São esperados cerca de 2200 atletas de 47 países, sendo Portugal, depois de Espanha, França e Andorra, o país com o maior número de atletas. A prova com mais portugueses é a Maratona, seguida da Ronda dels Cims e da Mític, mas também a Eufória, o Celestrail e o Solidaritrail contam com portugueses.

Andorranos, espanhóis, franceses e portugueses continuam a representar o maior grupo de corredores, embora haja um número crescente de participantes de outras partes do mundo (mais de 500 em 2017). Além dos corredores dos Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Japão, países que sempre tiveram presença no Andorra Ultra Trail Vallnord, este ano também há corredores de Madagáscar, Paquistão e Tailândia, entre outros. Ao todo estarão presentes 47 nações.

Armando Teixeira volta a ser embaixador da prova. O português conta com 4 participações na Ronda dels cims e uma na Celestrail, esta última com uma vitória no ano passado.

O Andorra Ultra Trail Vallnord está agora firmemente no mapa mundial do trail running, com cinco corridas para todos os gostos nos picos mais altos do país dos Pirinéus. No ano passado, um recorde de 3200 corredores de 50 países participaram dos seis eventos.

Desde o início o evento têm-se esforçado para manter o espiríto competitivo, garantindo que todos os participantes tenham chances de testar os seus limites de resistência. Para isso os organizadores definiram cronogramas generosos para os eventos realizados em condições seguras e, garantindo o bem-estar dos participantes. Será um grande festival desportivo, mas também uma expressão dos valores e da cultura da montanha, como a hospitalidade a convivência, a autenticidade e o respeito pelo meio ambiente.

O 10º aniversário

Este vai ser um ano muito especial. Nos últimos 10 anos, o Andorra Ultra Trail Vallnord percorreu um longo caminho. Dos 657 participantes do primeiro ano, cresceram para os 3200 que participaram no ano passado, números que contam a história de seu desenvolvimento e a persistência dos organizadores em melhorar o evento a cada ano.

Para o 10º aniversário, não apenas aqueles que tiveram lugares no pódio em 2017 foram convidados, mas também corredores que participaram pelo menos 8 vezes. Além disso, haverá uma gama de produtos em oferta para marcar o 10º aniversário.

Como sempre, a solidariedade é uma característica fundamental do evento. No ano passado, entre as doações de corredores e do Cumbres Mágicos, foram angariados cerca de 8000 euros. No mesmo espírito, este ano os corredores podem fazer uma doação de 4€ para a ASL e / ou Oxfam quando se registrarem.

Solidariedade mas também sustentabilidade, com material reciclável usado para marcar o percurso, material biodegradável nos abastecimentos e um compromisso por parte dos organizadores de deixar o terreno limpo como quando o encontraram.

Para conseguir isso e fornecer aos corredores e espectadores o melhor evento possível, os organizadores mobilizaram mais de 450 voluntários e 100 profissionais.

Foto: AUT