Chegou a primeira pós-graduação em Trail Running

Autor: Redação    Data: 8-10-2020
Publicado em: Notícias

O trail running é uma modalidade que tem vindo a crescer a nível mundial e em Portugal de forma muito notória.  Neste contexto, surge também a procura crescente de formação especializada, que a ESDL – Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em parceria com a Sapienta Sports, vem dar resposta com a nova pós-graduação em Planeamento, Avaliação e Performance em Trail Running.

Nos últimos anos houve um crescimento exponencial no número de praticantes a nível mundial e Portugal acompanhou esta tendência, registando-se 138 provas oficiais, no Circuito Nacional de Trail para o ano 2019/2020, que oscilam entre os 21 ou mais de 100 quilómetros.

O ensino superior não ficou alheio a esta realidade. Existem licenciaturas na área do desporto, em que o trail running surge nas actividades curriculares. Exemplo é o conteúdo de iniciação ao Trail Running, na disciplina de Atividades de Exploração da Natureza, do curso de Ciências do Desporto, ramo Exercício e Saúde, da Universidade Europeia, leccionada por Liliana Silva.

No entanto, a lacuna de formação especializada continuava a existir. Esta nova pós-graduação permitirá adquirir um conjunto de saberes e competências para uma actuação e reconhecimento profissional na avaliação, planeamento, optimização do treino em trail running.

Objectivos

Esta oferta formativa especializada tem por base o Treino Desportivo, encontrando-se alicerçada no conhecimento técnico e científico segundo o desenvolvimento de competências práticas, permitindo aos alunos adquirir certificação diferenciada em todas as vertentes da corrida de montanha. A estrutura curricular, o regime de funcionamento e a forte ligação ao Treino Desportivo, apresenta-se como uma excelente alternativa em termos de diferenciação profissional, mas sobretudo pela necessidade de atualização e especialização.

É intenção desta oferta especializada fomentar uma forte componente do saber-fazer aliado ao conhecimento científico e profissional, com o estabelecer de uma ponte para a obtenção de qualificações académicas, concedendo equivalência de 30 créditos do total do ciclo de estudos do Mestrado em Treino Desportivo da ESDL, IPVC.

A quem se destina

Esta formação destina-se a profissionais de Ciências do Desporto e Educação Física e demais treinadores e agentes desportivos que atuam na vertente da corrida de Trail Running, independentemente da formação de base.

Condições de Acesso

Serão admitidas candidaturas à pós-graduação em Planeamento, Avaliação e Performance em Trail Running os detentores de:
a) grau de licenciatura ou equivalente legal nas áreas das Ciências do Desporto, Educação Física ou áreas científicas com ligação ao desporto.
b) grau académico superior conferido por instituições de ensino superior estrangeiras, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo, nas áreas académicas de Ciências do Desporto ou áreas afins, mediante avaliação curricular pela Comissão Científica;
c) Detentores de um currículo desportivo, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho técnico-científico do IPVC.

Na selecção dos candidatos pela Comissão Técnico-Científica terá em consideração os seguintes critérios gerais:
a) Curriculum académico e científico do candidato;
b) Curriculum profissional do candidato na área das Ciências do Desporto ou afins, sendo dada especial relevância à experiência profissional e como praticante comprovada na área dos desportos de corrida e associativismo desportivo.

Mais informação em: www.ipvc.pt/pos-graduacao-trail-running

Foto: Ester Alves/Riaño Trail Run

X