Contagem decrescente para a Everest Trail Race by The Elements

Autor: Redação    Data: 6-11-2018
Publicado em: Eventos, Notícias

A 8ª edição da Everest Trail Race by The Elements começará na quinta-feira em Jiri (Himalaias nepaleses). Ao longo de 6 etapas, os atletas percorrem 160 km e ultrapassam física e mentalmente 29.000 metros de elevação.

A área de Solukhumbu, onde a corrida decorre, só é acessível a pé ou por helicóptero. Os corredores poderão desfrutar e ao mesmo tempo sofrer num caminho entre os 2000 e  os 4100 metros de altitude, com as montanhas mais altas como cenário de fundo: Everest, Lothse, Ama Dablam, Tamserku, Kagtega, Kongde etc.

Cada participante transportará consigo o material necessário para se manter  autónomo durante toda a prova, como o saco-cama, a bússola, o kit de primeiros socorros, além do equipamento adequado às temperaturas oscilantes entre os 18 graus de dia e os 2 graus negativos à noite. Apenas a comida será carregada nas doses correspondentes a cada etapa.

Jordi Gamito da equipa The Elements, terceiro no UTMB – Ultra Trail du Moint Blanc, volta a competir depois de chegar ao pódio na última edição do ETR. “Esta é uma corrida perfeita. Estou mais cansado do que no ano passado, depois de uma longa temporada. Vou aproveitar a experiência, lutar muito quando puder e fazer o meu melhor na última corrida da temporada”, explica antes de viajar para Katmandu. O corredor catalão integra a equipa The Elements junto com a brasileira Manu Vilaseca, que faz a sua estreia nesta competição. “É um sonho para mim, no começo, quando me falaram sobre a corrida e a oportunidade de estar no Nepal, eu não conseguia acreditar. Tenho a certeza que é uma corrida incrível”.

Os corredores chegaram a Katmandu na segunda-feira para uma experiência única nos Himalaias, que é o melhor lugar para realizar uma corrida de montanha no mundo, sem dúvida. Será uma competição onde os corredores do Nepal foram sempre os grandes vencedores. No ano passado, Ester Alves terminou em segundo a sétima edição da ETR, a 26.09 minutos da nepalesa ChheChee Rai, que concluiu a prova em 27:29.50 horas. O também nepalês Suman Rai venceu a competição masculina, em 18:35.54 horas, batendo o espanhol Luis Alberto Hernando, que ficou a 36.55 minutos.

Foto: Ian Corless