Dário Moitoso vence Ultra Trail de Santo Antão (Cabo Verde)

Autor: Redação    Data: 12-12-2021
Publicado na categoria: Eventos, Notícias

O Santo Antão Triangle Trail, evento inserido no Cabo Verde Trail Series, decorreu de 9 a 12 de dezembro, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. O açoriano Dário Moitoso foi o grande vencedor da prova ultra.

O Cabo Verde Trail Series (CVTS) é um projeto de promoção da prática de Trail Run, cujo programa inclui 5 eventos, o São Nicolau Trail, o Maio Ocean Trail, o Santiago Ultra Trail, o Santo Antão Triangle Trail e o Fogo Vulcan Trail.

O Santo Antão Triangle Trail contou com a participação de 125 atletas nacionais e internacionais (Portugal, Espanha, Escócia e Canadá), aos quais acresceram cerca de 200 caminheiros e 360 crianças, com idades entre os 04 e os 12 anos.

O evento apresentou três provas competitivas:
– Half Adventure com 3 etapas de Trail Curto:
Porto Novo (15,5km e 630m D+); Paul (13,7km e 1.070m D+); Ribeira Grande (15,5km e 1.030m D+);- – Extreme com 3 etapas de Trail Longo: Porto Novo (29,4km e 2.320m D+); Paul (29,7km e 2.230m D+); Ribeira Grande (29,7km e 2.750m D+);
Ultra Trail de Santo Antão, prova de 55 quilómetros e 5.500 metros de desnível positivo.

O Cabo Verde Trail Series é uma organização conjunta da In Totum lda e do Instituto do Desporto e da Juventude, com o apoio da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, da Universidade Técnica do Atlântico – UTA, com o patrocínio da Emicela Cabo Verde, CVMóvel e da Caixa Mobile

A ilha de Santo Antão

Santo Antão é uma das nove ilhas habitadas de Cabo Verde, localizada no grupo do Barlavento, a noroeste, e segunda maior do arquipélago em superfície e a terceira em população, com aproximadamente 40 km de extensão longitudinal e cerca de 20 km de largura. De origem vulcânica, Santo Antão é a ilha mais setentrional e ocidental de Cabo Verde e a mais afastada do continente africano, pelo que o seu extremo oeste é considerado o ponto mais ocidental de África. O canal de São Vicente separa-a da ilha mais próxima, a ilha de São Vicente.

Desabitada aquando da descoberta em 1462 por Portugal, começou a ser colonizada, com pouco sucesso, em 1548. Uma cadeia de montanhas, tida durante muito tempo como intransponível, separa a ilha entre norte e sul.

Os principais aglomerados populacionais são a vila da Ribeira Grande, Ponta da Sol e Porto Novo, porta de entrada de gentes e mercadorias a Santo Antão.

Dário Moitoso venceu Ultra Trail de Santo Antão

Dário Moitoso, campeão nacional de ultra-trail, venceu a exigente prova de 55 quilómetros e 5500 de desnível  positivo, com o tempo de 6 horas e 54 minutos. O pódio ficou completo com os atletas cabo-verdianos António Pereira (07h07m) e Mário Cardoso (07h31m). O português Arsénio Santos obteve o 6.º lugar da classificação geral.

Na prova ultra, que teve como ponto de partida Paul, passou por Cova, Ribeira Grande, Cruzinha e com meta em Ponta do Sol, participaram apenas atletas masculinos.

Em declarações à comunicação social, Dário Moitoso considerou a prova “muito dura”, confessando também estar  muito grato pela oportunidade de competir em Cabo Verde. “Foi sem dúvida um dos percursos mais difíceis que já fiz até hoje, já fiz provas muito mais longas, mas esta foi a mais dura”, acrescentou.

Todas as classificações em: https://resultados.stopandgo.pro/676/Individual Tom Owens e Ester Alves venceram prova Extreme

Na prova Extreme, com 3 etapas num total de 98,9 quilómetros e 7.191 metros de desnível positivo, o escocês Tom Owens foi o grande vencedor, com o tempo acumulado de 10 horas e 38 minutos. Walter Araújo (10h42m) e Edmilson Ramos (13h42m), ambos de Cabo Verde, completaram o pódio.

Na disputa feminina, a vitória coube à portuguesa Ester Alves, com o registo de 14 horas e 33 minutos. A segunda mulher em prova, a espanhola Maigualida Ojeda, cruzou a meta após 18 horas e 53 minutos de prova.

Todas as classificações em: https://resultados.stopandgo.pro/567/Individual

Vanderlei Ramos e Itelvina Reis foram os mais velozes na Half-Adventure

Na distância Half-Adventure, com 3 etapas num total de 46,8 quilómetros e 2.965 metros de desnível positivo, os pódios foram preenchidos na totalidade por atletas cabo-verdianos.

Na disputa masculina, Vanderlei Ramos foi o grande vencedor, com o tempo acumulado de 5 horas e 59 minutos. Em segundo lugar, classificou-se Nataniel Páscoa (06h27m), seguido de Ivan Fortes (06h41m).

No sector feminino, Itelvina Reis venceu categoricamente, com o tempo acumulado de 7 horas e 50 minutos. Eliane Santos e Ariana Fermino fecharam o pódio, com os tempos de 9h07m e 9h10m, respectivamente.

Todas as classificações em: https://resultados.stopandgo.pro/567/IndividualCabo Verde quer afirmar-se no panorama mundial do trail running

Na apresentação do evento, o ministro do Desporto, Carlos Monteiro, afirmou que estão a ser criadas condições para colocar, “a breve trecho”, o Santo Antão Triangle Trail num dos circuitos mundiais de trail.

A Trail-Running.pt é media partner do CVTS desde a sua primeira edição.

Fotos:  @mirandahdz; DR

X