Desafio e beleza na Ilha Dourada

Autor: Rita Vicente    Data: 20-03-2024
Publicado na categoria: Eventos

A Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM), em colaboração com a Câmara Municipal, organizou a 12.ª edição do Porto Santo Nature Trail durante o fim de semana de 16 e 17 de março. Este evento, que já se tornou uma referência no calendário desportivo regional, foi marcado pela diversidade de percursos e desafios que ofereceu aos participantes.

Composto por três distâncias distintas – 46 km com 2.170 m  de desnível positivo, 24 km com 1.320 m de desnível positivo, e 8 km com 300 m de desnível positivo – o Porto Santo Nature Trail atraiu centenas de atletas, desde os mais experientes aos novatos. Estas provas não só integram o campeonato regional como também contribuem diretamente para o ranking do Circuito Trail Madeira, elevando o nível competitivo e o interesse dos participantes.

Além das categorias principais, o evento contou com o Kids Trail, uma iniciativa dedicada às crianças, fomentando o espírito desportivo e a inclusão dos jovens na prática de atividades ao ar livre.

O objetivo principal do Porto Santo Nature Trail é destacar a diversidade e a beleza natural da “ilha dourada”, conhecida pelas suas magníficas praias.

Anna Afonso e Alexandre Veríssimo vencem a prova principal

Alexandre Veríssimo venceu os 46km com um tempo de 4h43m20S, em segundo lugar do pódio ficou Luís Fernandes com 8 minutos de diferença de Alexandre. A fechar o pódio, Magno Sousa com 5h10m20s.

Na geral feminino, Anna Afonso cortou a meta com 6h19m29s, garantindo uma vantagem de 15m47s sobre Elena Vaseva. Joanna Kowalska alcançou o terceiro lugar com 6h50m01s.

Camila João e Tiago Aires são os vencedores dos 25km

Do lado masculino, Tiago Aires mostrou-se em forma e garantiu o primeiro lugar do pódio com a marca de 2h22m27s. Bruno Silva foi segundo com um tempo de 2h25m36s. Em terceiro lugar, a 7 minutos de Tiago Aires, ficou Fábio Santos.

Na disputa feminina, Camila João sorriu para o primeiro lugar com 3h05m9s. A Atleta Sara Rodrigues ficou em segundo lugar da geral com 3h08m49s. Olivia Sousa fechou o pódio com 3h20m42s, a 15m de Camila João.

Sónia Quelhas e Américo Caldeira vencem a prova curta

Américo Caldeira vence o primeiro lugar com um tempo de 35m59s. Em segundo lugar ficou José Luis Gomes e em terceiro, a 01m40s de Américo, Humberto Gomez.

No pódio feminino, Sónia Quelhas assegura o primeiro lugar com 46min58s. Iulia Fuiorea, em segundo lugar com mais 02m06s em relação à primeira e Bárbara Correia, marcou o terceiro lugar com 51m.

O Porto Santo Nature Trail  foi uma vez mais um evento de destaque, dinamizando o comércio e turismo locais.

Em 2025, a ilha dourada abrirá novamente os seus horizontes para acolher a 13.ª edição do evento, antecipando-se assim a mais um capítulo repleto de conquistas e momentos memoráveis no trail running.

Fotos: Enyo Freitas

X