Desafio Picos do Açor foi palco da apresentação do Ultra Sanabria Caja Rural 2020

Autor: Redação    Data: 21-12-2019
Publicado em: Eventos, Notícias

O Ultra Sanabria Caja Rural apresentou o seu calendário em Portugal, fortalecendo o seu carácter hispano-luso.  O evento do Parque Natural do Lago Sanabria marcou a sua quarta edição para 14, 15, 16, 17 e 18 de outubro de 2020.

O Ultra Sanabria by Stages, evento de corrida de montanha do Parque Natural do Lago Sanabria, apresentou as datas da sua quarta edição. O evento zamorano acontecerá de 14 a 18 de outubro de 2020, conforme anunciado pela organização em Arganil.

É uma experiência a repetir – Romeu Gouveia

O evento espanhol fortaleceu os laços entre os dois países vizinhos, apresentando as novas datas no Desafio Picos do Açor, no distrito de Coimbra, com a presença dos seus dois embaixadores em Portugal, os atletas internacionais André Rodrigues e Romeu Gouveia, que este ano venceram as provas Gran Trail e Ultra, respectivamente.

As modalidades de participação por etapas são:

  • Ultra (ULSA) com um total de 110 quilómetros e mais de 6.000 metros de desnível positivo;
  • Gran Trail (GTSA) com 62 quilómetros e mais de 3.000 metros de desnível positivo;
  • Maratón (MASA) com 42 quilómetros e 2.500 metros de desnível positivo.

Às três provas por etapas, são adicionadas duas corridas individuais, para aqueles atletas que desejam apenas realizar uma etapa e desfrutar da região:

  • Gran Premio Caja Rural com 20,3 quilómetros e 800 metros de desnível positivo;
  • Gran Premio Diputación de Zamora com 33 quilómetros e 1.500 metros de desnível positivo.

Por fim, existe ainda a novíssima Sanabria Glaciar Race, cuja edição inaugural se realizou este ano, modalidade pioneira na Península Ibérica, com 254 quilómetros e 11.000 metros de desnível positivo, na qual os atletas correm em regime de auto-suficiência, tendo 90 horas de tempo limite para a conclusão da prova. Este ano, a portuguesa Mariana Ballester foi a única mulher a concluir este desafio.

Apresentação do documentário ‘O Lago Selvagem’

A Ultra Sanabria by Stages também apresentou em Portugal o seu documentário: ‘O Lago Selvagem’, no Auditório da Cerâmica Arganilense, perante mais de cem pessoas.

O filme, produzido pela Aerovirtual Toledo sob a direcção do jornalista Juanjo López, foi exibido pela primeira vez. O vídeo reúne em 14 minutos os melhores momentos da terceira edição do evento zamorano com a voz da jornalista portuguesa Susana Madureira.

Desporto, mas também natureza, cultura, património e gastronomia num documentário que será lançado em Espanha neste Natal.

Fotos: Matias Novo

X