Ecotrail Funchal – Madeira regressou com alterações e conquistou os participantes

Autor: Redação    Data: 24-10-2022
Publicado na categoria: Eventos

A 8.ª edição do Ecotrail Funchal – Madeira decorreu neste sábado e domingo, dias 22 e 23, tendo atraído mais de 4 centenas de atletas nacionais e estrangeiros. Quem participou foi brindado por paisagens lindíssimas e alguma dureza, subidas e descidas brutais, essencialmente nas 2 provas mais longas. 

O Ecotrail Funchal – Madeira é um desafio único que conjuga cidade, mar e montanha. O evento inclui uma prova de 80 km (4.621m D+) para os mais exigentes; uma de 45 km (2.870m D+) para os atletas que se querem aventurar em desafios de um nível superior; uma de 30 km (1.726m D+), para quem não dispensa um obstáculo de montanha; e, por fim, a prova mais pequena, praticamente em plena malha urbana,  com um percurso de 15 km (444m D+) para todos aqueles que gostam de superar as suas dificuldades.

Este ano, os percursos sofreram algumas alterações que lhes retiraram algum desnível e os tornaram mais “corríveis”. Destaque para a parte final da prova, em que foi retirada a segunda  passagem pela levada dos Piornais.

Os três horários e locais de partida das 3 distâncias competitivas foram os seguintes; 80km – 6h e 45km – 7h30 no Parque de Santa Catarina 30km – 9h perto do Parque Natural da Madeira e os 15km – 11h no Pico dos Barcelos. Todas as provas terminaram no Parque de Santa Catarina, em pleno centro do Funchal, onde ficou instalada a meta.

Andreas Norrgärd e Nádia Meroni vencem prova mais longa

O atleta finlandês foi o mais veloz na distância maior do evento, tendo cruzado a meta após 11 horas e 48 minutos de prova. Nádia Meroni (Clube Aventura da Madeira), que foi a única melhor a competir, completou o exigente percurso em 15 horas e 50 minutos.

Énio Castro e Olivia Sousa foram os mais rápidos nos 45km

Énio Castro, atleta do Porto Moniz cortou a meta com o tempo de 4 horas e 42 minutos.  Olivia Sousa, do mesmo clube, venceu a competição feminina, completando o percurso com o tempo 5 horas e 46 minutos.

Alexandre Veríssimo e Lovisa Clevehorn reis dos 30km

Alexandre Veríssimo (Clube de Atletismo do Funchal) completou a prova em 3 horas e 6 minutos. Lovisa Clevehorn (ADRAP) foi a mais rápida, tendo cruzado com o registo de 3 horas e 55 minutos.

Américo Caldeira e Carla Freitas ganham prova mais curta

Américo Caldeira, atleta do Porto Moniz, venceu a prova mais curta do evento com o tempo de 57 minutos e 40 segundos. Carla Freitas, também do Porto Moniz, foi a primeira mulher a cortar a meta na prova dos 15 km, com o tempo de 1 hora e 15 minutos.

Kids Races animaram o domingo

A grande novidade desta 8.ª edição foi a inclusão das kids races, tendo como objetivo cativar os mais novos para a prática do trail running. Mais de três dezenas participaram nas três provas realizadas no domingo. Rosa Loureiro(infantis), Cristina Neves (iniciados) e Salvador Castro (Benjamins) venceram as respetivas categorias.

Autarquia pretende a continuidade do Ecotrail Funchal – Madeira

O autarca do Funchal, Pedro Calado, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios, onde transmitiu o desejo de renovar o contrato com o Ecotrail internacional, assegurando a continuidade do evento em parceria com o DN Madeira.

Todas as classificações em:

Foto: Enyo Freitas

X