EcoTrail do Porto regressa a 8 de abril

Autor: Redação    Data: 21-03-2023
Publicado na categoria: Eventos

EcoTrail do Porto regressa a 8 de abril numa organização do EcoTrail internacional e com toda a logística a cargo da Confraria Trotamontes.  Esta é a segunda edição do evento portuense pertencente ao circuito que trouxe o trail running para as cidades.

No sábado, dia 8 de abril, pelas 07h30m, será dada a partida para a prova principal do evento. Nas margens do Rio Douro, na povoação de Gramido do Concelho de Gondomar, partirão os atletas da prova de 80 quilómetros e 1.607 metros de desnível positivo.

Rapidamente os participantes irão seguir em direção ao centro de Gondomar onde de seguida ao longo das mais diversas linhas de água irão percorrer as Serras do Porto com passagem pelo concelho de Valongo (Serras de Santa Justa, Pias e Castiçal) e mergulhando nos vales do Rio Ferreira e Sousa.

Com passagem pelos moinhos de Jancido os atletas irão em direção às margens do Rio Douro, onde o irão atravessar na Barragem de Crestuma. Seguindo pela margem esquerda do rio em território do concelho de Vila Nova de Gaia até á Ponte do Infante, onde irão fazer a segunda e última travessia do Douro, para de seguida fazer uma viagem no tempo com um loop pelo casco medieval da cidade do Porto, seguindo em direção ao Freixo para terminar no mesmo local da partida em Gramido.Os participantes da prova de 40 quilómetros e 703 metros de desnível positivo , com partida pelas 8h30m, na povoação de Covelo ,seguirão o mesmo percurso dos 80 kms a partir dessa mesma povoação.

Os 21 quilómetros e 281 metros de desnível positivo, com partida pelas 10h30m no Parque Biológico de Gaia irá percorrer os primeiros quilómetros no seu interior até entrar no percurso comum às 3 corridas deste evento Ecotrail do Porto.

Este ano, o evento apresenta também uma caminhada de 10 quilómetros. Este percurso oferece aos participantes uma experiência única de explorar o coração da cidade do Porto e suas encostas sobre o rio Douro. Passando por pontos históricos e culturais importantes, como as muralhas fernandinas, a Sé do Porto e o Palácio Episcopal, os participantes terão a oportunidade de apreciar a arquitetura e a história da cidade enquanto caminham. A caminhada começa nas Fontainhas, uma área histórica e turística da cidade e termina junto ao Rio Douro em Gramido.O circuito EcoTrail

O EcoTrail nasceu em 2008, em Paris, “a partir de uma ideia um pouco louca de que era possível organizar uma corrida pela natureza num ambiente urbano” (Jean Charles Perrin, criador do conceito).

Em 2012, o EcoTrail iniciou a sua expansão para outras cidades, sendo Bruxelas, capital da Europa, a primeira anfitriã.

O conceito avançaria, em 2015, para duas cidades drasticamente diferentes: Oslo (Noruega) e Funchal (Madeira, Portugal).  Ambos os destinos ajudaram a alargar o tipo de percursos disponíveis no circuito. O EcoTrail da ilha da Madeira ganha rapidamente fama de EcoTrail mais duro do mundo.

Depois veio Madrid em 2016 e Estocolmo e Reykjavik em 2017, aumentando novamente o número de destinos a descobrir.

Em 2018, dois novos destinos ingressaram no circuito: Florença e Genebra. Em 2019, a Família EcoTrail cresceu novamente e deu as boas-vindas a 3 novos EcoTrail: Wicklow na Irlanda, Chiang Mai na Tailândia e Putrajaya na Malásia. Em 2020, o conceito cresce novamente, desta vez no Médio Oriente, em AlUla, na Arábia Saudita.

2022 foi o ano do EcoTrail apresentar o seu segundo evento em Portugal (Porto) e de trocar Madrid por Valência, em Espanha. Portugal é o único país a receber dois eventos do circuito que trouxe o trail running para as cidades.

Este ano o circuito apresenta dois novos eventos: Copenhaga e Varsóvia.

Fotos: PN

X