Edição de estreia do Trail do Megalitismo superou todas as expectativas

Autor: Redação    Data: 25-03-2018
Publicado em: Eventos

Decorreu no passado dia 18 de março e com extraordinário êxito a primeira edição do Trail do Megalitismo que contou com cerca de 500 participantes. O evento que se realizou integralmente em território do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), contou com Ester Alves, como participante e madrinha. 

O Trail do Megalitismo adoptou este nome porque a Necrópole Megalítica de Britelo foi um dos locais emblemáticos inseridos no percurso. Esta Necrópole é um dos conjuntos mais relevantes na área do PNPG. Implantada nas pequenas chãs da serra Amarela voltadas ao rio Lima, entre os 300 e os 700 metros de altitude, apresenta como elemento mais significativo a Anta ou Dolmén da Lapa da Moura. Quem quiser descobrir estes trilhos pode consultar a informação sobre o  “Trilho do Megalistismo de Britelo” disponibilizada pelo ICNF.

O evento foi composto por um Trail Longo com 25 km, um Trail Curto de 15km e uma Caminhada de 10km. De salientar a significativa presença espanhola nas provas e nos respectivos pódios.

Logo após a partida, os participantes tiveram oportunidade de atravessar as instalações da Central Hidroeléctrica de Paradamonte (ou Central de Lindoso), primeiro grande aproveitamento hidroeléctrico nacional, que viria a ser substituída pela barragem do Alto-Lindoso. Daqui alcançariam as quedas de água e ultrapassavam o primeiro desafio com cordas.

A organização caprichou nos percursos naturais que o PNPG proporciona e tomando partido das infraestruturas do Centro de Férias, em tempos utilizado pelos filhos dos funcionários da EDP, e do Clube do Pessoal, realizou um verdadeiro convívio. Os amantes do trail valorizam estes momentos de partilha de experiências, enquanto recuperam forças com um caldo verde, uma bifana e uma cerveja.

Quanto à competição, os pódios ficaram assim compostos:

Trail Longo (aprox.28km)

Pódio Masculino
1. Luís Magalhães (Minho e Lima Trail)  2:30:39
2. Amândio Antunes (Afifense Trail) 2:31:16.30
3. Marcos Antonio Pascual Fidalgo (CASTROTRAIL) 2:33:02.55

Pódio Feminino
1. Ester Alves (Salomon Suunto Portugal) 3:04:21.87
2. Mónica Barbosa (Castrotrail) 3:08:40.47
3. Carla Caldas (Papa Léguas) FV 3:24:42

Trail Curto (aprox.18km)

Pódio Masculino
1. Castor Salgado (Legio VII Gemina) 1:37:27
2. Tiago Subtil (Afifense Trail) 1:38:42
3. Pablo Feijóo (Legio VII Gemina) 1:41:01

Pódio Feminino
1. Diana Ferreira (Barcelos Runners) 2:01:51
2. Maria Gonçalves (Cerveira Team Running) 2:02:05
3. Paula Costa (Quem mandou parar…) 2:12:57

Todos os resultados em: http://chrono.pt/event/trail-megalitismo/

Este evento foi organizado pelas associações U.D.E.R.C.U.P. (União Desportiva Recreativa e Cultural de Paradamonte) e EcoBarcAventura, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca.

Foto: José Manuel Silva