Ester Alves vence em Cabo Verde e doa prémios monetários

Autor: Redação    Data: 8-12-2020
Publicado na categoria: Eventos

A segunda edição do Cabo Verde Triangle Trail decorreu exclusivamente, na ilha de Santo Antão, nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro, devido à pandemia de covid-19. Entre os premiados com o lugar mais alto do pódio, esteve a portuguesa Ester Alves, com a vitória feminina no Trail Longo.

A ilha de Santo Antão, que em 2019 foi palco da terceira etapa do evento, acolheu as três etapas (uma em cada município) e uma prova de ultra trail.

A segunda edição realizou-se sob o impacto da actual pandemia de Covid 19 ,o que obrigou as entidades responsáveis a tomarem medidas por forma a minimizarem a possibilidade de eventuais casos de transmissão, ao mesmo tempo que se promoveu a confiança e qualidade do destino turístico/desportivo.

Neste contexto, a 2ª edição do evento realizou-se excepcionalmente, entre os dias 4,5 e 6 de Dezembro de 2020, na ilha de Santo Antão, que em 2019 foi palco da terceira etapa do evento. Os municípios da Ribeira Grande, Paúl e Porto Novo receberam cada uma das três etapas.
Ester Alves e Eliseu Fortes imbatíveis no Trail Longo

Eliseu Fortes, atleta natural da Ribeira Grande, venceu as três etapas e conquistou o primeiro lugar do circuito, com o tempo acumulado de 11h39m29s. Flávio Andrade foi segundo classificado e Carlos Mota completou o pódio constituído apenas por atletas de Cabo Verde.

No sector feminino, Ester Alves, atleta da equipa Salomon Suunto Caravela Seguros, venceu a competição feminina, tendo registado nas 3 etapas o tempo acumulado de  14h39m27s. A atleta cabo-verdiana Edna Lima perdeu-se na segunda etapa e acabou por desistir, assim como a terceira participante do sector feminino, a portuguesa Neuza Silva, que também desistiu na etapa do Paúl. Assim sendo, Ester foi a única mulher a completar o Trail Longo.

O Trail Longo compreendeu três etapas num total de aproximadamente 99 quilómetros e 7.200 metros de desnível positivo acumulado.

Ivan Fortes e Itelvina Reis foram os reis do Trail Curto 

Os grandes vencedores das três etapas e da prova foram os cabo-verdianos Ivan Fortes e Itelvina Reis, com os tempos acumulados de 4h48m30s e 6h20m57s, respectivamente. Os pódios masculinos e femininos foram constituídos apenas por atletas nacionais. No 4º lugar da classificação geral feminina ficou a francesa Emilie Hasbrouck.

O Trail Curto compreendeu três etapas num total de aproximadamente 47,5 quilómetros e 2.980 metros de desnível positivo acumulado.

Aurelien Garreau venceu a primeira edição do Ultra Trail Santo Antão (UTSA)

A segunda edição do Cabo Verde Triangle Trail teve o UTSA como grande novidade. Esta prova apresentou um percurso entre o Paul, Ribeira Grande e Porto Novo, com uma distância aproximada de 119km e 7.000 metros de desnível positivo acumulado. O atleta francês venceu destacadamente a prova, com a marca de 19h43m00s. O segundo lugar foi conquistado por Jailson Oliveira, atleta cabo-verdiano, que cruzou a meta após 25h40m00s de prova.
Ester Alves encantada com Cabo Verde e doa prémios monetários

Em declarações à Trail-Running.pt, a atleta portuguesa considerou Cabo Verde como “um destino de sonho para o Trail”. A prova  decorreu em Santo Antão, onde o terreno “é muito acidentado com desfiladeiros e ravinas, percursos e caminhos antigos. por onde o povo circulava para chegar às aldeias mais próximas”, acrescentou a vencedora do Trail Longo.

Em virtude  de atravessarmos um período especial de confinamento mundial, Ester acredita que muitos atletas terão optado por se resguardar e evitar viagens. A atleta acredita que nos próximos anos haja uma maior competição na prova.

A Ester Alves crê que os prémios atribuídos poderiam, noutras circunstâncias, ter outros destinos. No actual contexto, decidiu oferecer os prémios das etapas às seguintes instituições: ANDO PORTUGAL (Associação de displasias ósseas), ao IPO do Porto e à Escola de Atletismo de Santo Antão – que tem muitos atletas e muitas necessidades.

Por fim, a atleta lança o desafio, aos que queiram ajudar a escola, através de doações de equipamento ou outros, que contactem a organização do Cabo Verde Triangle Trail, pelo email info@caboverdettrail.com.

O Cabo Verde Triangle Trail foi o evento mais desafiante de desporto, turismo e aventura a ter lugar em Cabo Verde. A segunda edição do Cabo Verde Triangle Trail, que devido à covid-19 foi realizado apenas em Santo Antão, de 4 a 6 de Dezembro, contou com cerca de 500 participantes nacionais e internacionais nas três etapas, Ribeira Grande, Paul e Porto Novo.

Fotos: DR

X