Estrela Grande Trail com treino no Jamor

Autor: Redação    Data: 2-05-2022
Publicado na categoria: Eventos

Após um interregno de dois anos, o Estrela Grande Trail (EGT) regressa a Manteigas. Enquanto o fim de semana de 21 e 22 de maio não chega, a organização do evento realiza um treino, no próximo dia 7 de maio, no Jamor.

O Estrela Grande Trail (EGT), com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e do Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC), e o apoio do Centro Nacional Desportivo do Jamor, promove um treino, no próximo dia 7 de maio, sábado, no Jamor (partida e chegada nas Piscinas), com Armando Teixeira, atleta da Salomon e organizador do evento.

Neste treino serão formados vários grupos de corrida e caminhada, para que sejam respeitados os ritmos de todos os participantes. O evento é gratuito, devendo ser efetuada inscrição.O regresso do Estrela Grande Trail (EGT)

A 20 e 21 de maio Manteigas volta a acolher o Estrela Grande Trail. Em paralelo com as provas de trail running, decorrerão diversas atividades desportivas, lúdicas e culturais que envolvem todos os participantes e acompanhantes nas tradições locais, com especial destaque para o burel.

Depois de um interregno de dois anos devido aos constrangimentos trazidos pela pandemia, o Estrela Grande Trail (EGT) volta a abrir os exigentes e deslumbrantes trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela ao mundo, numa edição que pretende afirmar este evento definitivamente como incontornável não só para trail runners, mas para toda a família, com experiências únicas no coração deste local Património Mundial da Unesco.

O programa inclui, além dos já tradicionais percursos de 49 com 2500 metros de desnível positivo (D+), 26 (com 130 metros D+) e 15 km (com 800 metros D+), respetivamente, do Estrela Orion Belt, Estrela Tauros e Estrela Ursa Menor, que tornaram o evento numa referência no calendário de trail; realizam-se ainda um kids trail (com distâncias adequadas à faixa etária) e um trail solidário, com 0,50 euros do valor da inscrição a ser entregue à AFACIDASE (Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela); além de uma caminhada para familiares e acompanhantes dos participantes nas provas acima referidas.

“Durante todo o fim de semana, e em paralelo com as provas de trail running, decorrerão diversas atividades desportivas, lúdicas e culturais que envolvem todos os participantes e acompanhantes nas tradições locais, com especial destaque para o burel, com os percursos a passarem numa fábrica em atividade, e para o barro, atividades de exploração do Parque Natural da Serra da Estrela e lúdico-desportivas para os mais pequenos”, informa a organização.

Com o apoio da Câmara Municipal de Manteigas e dos patrocinadores e parceiros, o EGT não acaba a 21 de maio. “Pretendemos fazer a marca EGT crescer, enriquecendo-a com diversas provas e atividades regulares durante o ano, como é o caso do “Estrela Xtreme Triathlon”, uma prova de triatlo de distância Half (113 km), que se realiza a 24 de setembro”, acrescenta a organização.

As inscrições estão abertas, com vagas limitadas.

Fotos: João M. Faria

 

X